Na longa História de Portugal, nunca tantos roubaram tanto a tão poucos

Francisco Antunes
Francisco Antunes

Não admira, pois, que o consumo de antidepressivos tenha aumentado 40% no último ano! Sim, só da Caixa Geral de Depósitos – banco do Estado sob vigilância do Banco de Portugal – “voaram” cinco mil milhões de Euros!!!

Meus amigos:

Não nos bastou a catástrofe que a todos atingiu no corpo e na alma, como agora e ainda por cima, termos de suportar a escandalosa roubalheira-corrupção que desde há tempos grassam nas instituições do Estado e Governação.

Que repousem em Paz aqueles que nos deixaram!

Na longa História de Portugal, nunca tantos roubaram tanto a tão poucos…e a conversa é como as cerejas, diferentes, pouco a pouco vão saindo do cesto! Permitam-me recordar dois pensamentos do velho e inesquecível Eça de Queirós que há quasi duzentos anos partiu, mas que sempre se mantem entre nós:

- “Os políticos são uma espécie de bonecos que obedecem aos movimentos, que os seus cordéis lhe imprimem os banqueiros.”!

- “Portugal é um país que todos dizem que é rico, povoado por gente que todos sabem que é pobre!!! (Eça e os políticos)

Não admira, pois, que o consumo de antidepressivos tenha aumentado 40% no último ano! Sim, só da Caixa Geral de Depósitos – banco do Estado sob vigilância do Banco de Portugal – “voaram” cinco mil milhões de Euros!!! Uma lei foi criada para ocultar aqueles, onde os cinco mil milhões “apoisaram” … outros bancos e banqueiros lançaram para a miséria milhares de compatriotas, na sua maioria emigrantes, que perderam as poupanças de uma vida… vida de sangue, suor e lágrimas!!! Ninguém foi punido, e os vampiros passeiam-se pelo país nos hotéis de charme, moradias de luxo, campos de golf, coutadas reais…

Nós, Portugueses, somos um povo vocacionado para a resignação, a tristeza, o sofrimento… o nosso eterno fado!

Mais uma cereja: falámos em depressões… sofrimento! Atentem na definição de saúde, que nos é dada pela Organização Mundial de Saúde: “ É um bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.” Magistral!!!

Pois bem! qual de nós – Oliveirenses – sente bem estar mental, se numa urgência vamos em curvas e contra curvas para Arganil (40 Kmts) e se a sorte não nos acompanhar teremos mais 40 Kmts de curvas até Coimbra! Mas se os nossos vizinhos da Teixeira (Seia) sofrerem a mesma urgência, terão 40 Kmts até Seia, com sorte adversa mais 60 para a Guarda e se os deuses não os acompanharem… mais 140 até Coimbra.

Como poderemos gosar de bem estar mental ou social se, em 50 anos de paz, democracia, liberdade, substanciais ajudas da Europa, quasi meio século, em que os partidos lançaram na liça politica os seus melhores homens, a nata da nata dos seus melhores elementos, o nosso velho e Querido Portugal…

a) …é considerado um dos países mais corruptos do Mundo!

b) …tem 2.500.000 – dois milhões e quinhentos mil habitantes a viver abaixo do limiar da pobreza!

c) …importa oitenta por cento do que consumimos, temos uma dívida externa de duzentos e quarenta mil milhões de Euros!

d) …tem, dos impostos mais elevados da Europa, bem como os preços dos combustíveis, energia eléctrica e gaz.

e) …ouviu uma senhora Ministra da Justiça proclamar aos quatro ventos: “Em Portugal há uma justiça para os ricos e uma justiça para os pobres!”

f) …e há dias uma considerada senhora de um partido rogava aos seus camaradas: “por favor não metam mais criminosos nas nossas fileiras! Espantoso!…no fim de quasi meio século de Liberdade, democracia e Paz com a nata dos partidos a governar-nos. Verdade ou mentira?

Amigos: o país tem melhorado? Sem dúvida que sim! Todos os países do mundo teem melhorado e de uma forma cada vez mais rápida, embora esta velocidade seja maior ou menor, dependendo das circunstâncias várias. E nos dois últimos séculos, por exemplo, o nosso Portugal teve progressos espectaculares. No séc. IXX foi abolido o Absolutismo e instalado o Liberalismo, passou a usar-se o telegrapho e o telephone, a energia electrica, divulgou-se o uso das vacinas e da anestezia geral que salvaram milhares de pessoas, aboliu-se a escravatura, construíram-se estradas, pontes e caminhos de ferro em que uma máquina “infernal”… com uns sacos de carvão transportava centenas de pessoas à incrível velocidade de quarenta quilómetros à hora!!! Aderimos ao sistema métrico internacional.!etc etc

No Séc. XX apareceram os automóveis nos quais, através de um líquido branco e mal cheiroso deslocavam as pessoas a 60 quilómetros à hora! Aviões, televisão, internet, energia atómica… um tijolo de combustível faz mover um porta aviões com seis mil homens e cem aviões de combate!! E os drones, autênticos cães de caça que obedecem à voz do dono: …”na rua tal vai a viatura XP-00-TO destruição rápida e total, ouviste?… e o “bicho” vai e transforma tudo em fanicos!

É obvio e natural que o nosso país tenha beneficiado de todo este progresso, mas não deixa de ser verdade tudo que acabais de ler, aliás escrito sem asco, sem ódio, sem intuitos destrutivos, apenas e só como aperitivo de reflexão.

Amigos: depois do desabafo…um abraço!

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.