AEOH é escola de referência na reutilização de manuais

AEOH-manuais1

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital foi convidado pelo Ministério da Educação para explicar publicamente a metodologia seguida nesta unidade de gestão no âmbito do programa de reutilização de manuais escolares.

A apresentação decorreu no dia 5 de fevereiro, no auditório principal do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, e teve na plateia representantes das direções de dezenas de agrupamentos de escolas da zona centro, numa sessão que foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

A sessão inseriu-se no Roteiro para a Reutilização, promovido pelo Ministério da Educação, e o convite surgiu na sequência dos altos índices de reutilização de manuais atingidos nos últimos anos no seio do AEOH.

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital tem implementado um programa de reutilização de manuais escolares que abrange, em simultâneo, os alunos beneficiários da Ação Social Escolar e os alunos dos graus de ensino abrangidos pelo programa de gratuitidade dos manuais escolares que tem vindo a ser gradualmente alargado pelo Governo.

Nas palavras da Secretária de Estado, a “reutilização é uma prática que representa uma evolução importante do ponto de vista do exercício de uma cidadania plena, financeira e ambientalmente sustentável.

A reutilização de manuais escolares no AEOH insere-se num conjunto de práticas de responsabilidade ambiental, sustentabilidade económica e educação para a cidadania que fazem parte do DNA da sua prática educativa e que integram, entre outras, as medidas de erradicação de garrafas de plástico recentemente implementadas e as atividades desenvolvidas nos diversos clubes Eco-Escolas desde há vários anos.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.