“Aldeia dos Sonhos”: Rio de Mel vai concretizar um desejo comum

Rio de Mel _1

Rio de Mel (freguesia de S. Gião), no concelho de Oliveira do Hospital, eleita como “Aldeia dos Sonhos”, numa iniciativa organizada pela Fundação INATEL, prepara-se agora para cumprir os sonhos dos seus habitantes. No mês de maio partirão à descoberta da cidade do Porto numa viagem que promete ser inesquecível.

Depois da entrega do galardão desta 4.ª edição da iniciativa, uma comitiva da Fundação INATEL esteve, esta quarta-feira, em Rio de Mel onde participou numa reunião com a população da aldeia acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Gião e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e vereador do Turismo, José Francisco Rolo.

A sessão de trabalho teve como objetivo a preparação da concretização do sonho dos 58 habitantes que manifestaram o interesse em conhecer a cidade do Porto. Será nos dias 19 e 20 de maio que Rio de Mel ‘encerrará para férias’ e as seis dezenas de habitantes seguirão para a cidade invicta onde irão visitar um conjunto de locais e monumentos emblemáticos, como a Torre dos Clérigos, a Casa da Música, a Ponte D. Luís, entre outros nas cidades vizinhas, como o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga.

Rio de Mel, eleita “Aldeia dos Sonhos 2017”, e que sucedeu à vencedora Rio de Onor (Bragança) conhecida pelas suas vivências de comunitarismo agropastoril, é também ela uma aldeia marcada pela vida do campo, pela produção de mel e pelos moinhos de rodízio, de montanha e de fronteira com o Parque Natural da Serra da Estrela. Aldeia pitoresca construída em socalcos integra também a Rede das Aldeias de Montanha.

Refira-se que o reconhecimento de Rio de Mel como “Aldeia dos Sonhos 2017” constitui também uma oportunidade de promoção do turismo solidário, valorizando a autenticidade e genuinidade do território e das suas gentes indo ao encontro dos objetivos estratégicos do Programa da Rede das Aldeias de Montanha. José Francisco Rolo, vereador com o pelouro do Turismo, assinala que “este prémio para além do reconhecimento revela um inestimável respeito pelos valores ancestrais destas aldeias e pelas vivências dos seus residentes. O prémio Aldeia dos Sonhos, é um prémio de respeito pela autenticidade”.

Com a “Aldeia dos Sonhos” a Fundação INATEL pretende oferecer experiências de carácter turístico, cultural e desportivo que os beneficiários entendam como fazendo parte de um conjunto de vivências a que não têm ou nunca tiveram acesso. Através deste projeto, propõe-se a concretização de intenções e de desejos das pessoas que residam em localidades de pequenas dimensões, com especial atenção para as que se encontram geográfica e socialmente isoladas.

Para além de proporcionar a vivência de momentos únicos e inesquecíveis de alegria e partilha aos habitantes constitui também um contributo para a salvaguarda do nosso património histórico e cultural, conferindo notoriedade cultural e turística à vencedora “Aldeia dos Sonhos”, nomeadamente no âmbito do planeamento de visitas turísticas a realizar no âmbito da atividade da fundação.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.