“Aldeia dos Sonhos”: Rio de Mel viveu um fim de semana inesquecível

Rio de Mel Aldeia dos Sonhos _3

Rio de Mel Aldeia dos Sonhos _1

Manhã cedo de sábado, os moradores de Rio de Mel (freguesia de S. Gião), Aldeia de Montanha no concelho de Oliveira do Hospital, partiram para um fim de semana inesquecível: “Aldeia dos Sonhos: Rio de Mel, no norte de Portugal”.

Após vencerem o concurso “Aldeia dos Sonhos” – uma iniciativa de turismo solidário da Fundação Inatel, no âmbito da Inovação Social – ao qual a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou a candidatura, mais de três dezenas dos residentes na aldeia foram em busca das principais atrações da cidade do Porto e de Viana do Castelo.

O programa – elaborado de acordo com os desejos apresentados pelos habitantes de Rio de Mel, em colaboração com a Junta de Freguesia de S. Gião representada por Luciano Correia que acompanhou a comitiva – proporcionou a visita aos seguintes locais: Parque Temático dos Descobrimentos; Cruzeiro das 6 Pontes no Douro; Circuito pela cidade de Viana do Castelo e ao Santuário de Santa Luzia com subida pelo funicular; Torre dos Clérigos e Casa da Música; City tour pelos locais emblemáticos da cidade do Porto, terminando numa das Caves do Vinho do Porto, com degustação.

Dois dias em cheio (19 e 20 de maio) com dormida em Vila Nova de Cerveira, e onde se destaca também a receção com o Grupo Etnográfico da Areosa, guardiões da etnografia local e que deslumbrou com os “Trajes à Vianesa”, num jantar onde marcaram presença o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino e o vice-presidente e vereador do Turismo, José Francisco Rolo; bem como o administrador da Fundação Inatel, José Manuel Alho, e o responsável da área da Inovação Social da Inatel, Rui Calarrão.

Os representantes da autarquia de Oliveira do Hospital manifestaram a sua satisfação com a iniciativa que veio possibilitar aos moradores de Rio de Mel, um fim de semana diferente do seu quotidiano, um prémio coletivo merecido e que valoriza a autenticidade e genuinidade deste território e das suas gentes. Rio de Mel fez um programa de visitação turística através desta iniciativa, ganhando visibilidade e projeção, e aguarda agora que possa ser visitada, cumprindo o lema “Venha e Descubra Rio de Mel, Aldeia de Montanha”, defendem.

Já no regresso a casa, a opinião era unânime: este foi um fim de semana de sonho e uma viagem ímpar que lhes permitiu concretizar vários desejos. Para uns foi a oportunidade de conhecer locais e cidades onde nunca tinham estado, para outros foi um regresso mas agora para usufruir de experiências turísticas diferentes. No final da experiência, é difícil escolher o que mais gostaram de conhecer mas todos concordam que esta viagem “de sonho” fortaleceu, ainda mais, os laços entre os habitantes e o espírito de comunidade que se sente na aldeia de Rio de Mel.

A família Brito, um jovem casal com dois filhos não poupa nos elogios, na hora de fazer um balanço e confidenciar que nunca tinha andado de barco e “por isso concretizámos um sonho”. “Toda a gente vai muito satisfeita e nunca iremos esquecer este fim de semana. Foi muito bom conhecer tantos locais e principalmente ter o acompanhamento dos guias que nos explicaram tudo ao pormenor. São coisas que não vamos esquecer”, observam.

Também Luciano Correia, presidente da Freguesia de S. Gião se mostrou um autarca feliz e emocionado com esta “viagem que correu maravilhosamente bem e onde não faltou nada. Este é um projeto que eu agradeço ao Inatel e à equipa que nos acompanhou e que acho que deve continuar para bem das pessoas e das aldeias isoladas porque ajuda a realizar o sonho das pessoas. Agradeço também à Câmara Municipal por ter feito a candidatura de Rio de Mel”, que veio a sair vencedora nesta iniciativa.

“Vocês são um grupo muito simpático e a nossa compensação por organizar estes programas, no âmbito da inovação social, é ver que as pessoas ficaram contentes”, afirmaram os responsáveis da Inatel, acrescentando que “o vosso presidente da Junta respondeu por inteiro àquela que é a filosofia da Aldeia dos Sonhos”. Este programa da Fundação Inatel pretende contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos que dele beneficiam e ser um veículo de sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural das aldeias portuguesas.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.