Alexandrino quer trazer Festa do Queijo para o “coração” da cidade

Folha do Centro - Alexandrino quer trazer Festa do Queijo para o “coração” da cidade

Se for reeleito, em 2014 o presidente do Município de Oliveira do Hospital promete mudar novamente “figurino” do maior certame realizado no concelho.

Três anos depois da mudança para o recinto da feira, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital promete trazer novamente para o “coração” da cidade a próxima festa do queijo Serra da Estrela. A ideia foi revelada por José Carlos Alexandrino ao “cair do pano” daquele que já é considerado o maior evento do ano no concelho e um dos maiores do país, que mesmo em condições atmosféricas bastante adversas voltou a contar com um “mar de gente”, ao longo do fim de semana.
Foi com um balanço “extremamente positivo” que o presidente do Município anunciou todavia a “despedida” do espaço onde tem vindo a realizar, nos últimos anos a feira do Queijo de Oliveira do Hospital, prometendo trazê-la de novo para o centro da cidade em 2014, se for reeleito nas autárquicas que vão ter lugar este ano. “Comigo esta feira despedir-se-á deste espaço, para voltar para o centro da cidade, de forma a envolver todo o outro comércio”, adiantou o autarca, pensando tratar-se de um “projeto diferenciador” mas igualmente com “ambição” de mudar para melhor.
Alexandrino garante não estar em causa “o modelo” atual que foi “muito bem sucedido”, apesar de ter gerado polémica quando decidiu a sua deslocalização do mercado municipal para o recinto da feira bimensal, mas tão só a ideia de aliar ao sucesso que é a Festa do Queijo o restante comércio local. “Não podemos ter aqui quatro mil pessoas na feira a esgotar a capacidade da restauração, e o outro comércio não ter qualquer dinâmica”, afirmou, focado claramente no objetivo de envolver “toda a cidade” neste certame.
Em que moldes é que o pretende fazer, o autarca ainda não revelou, mas certamente que contará, em 2014, com o novo mercado municipal já totalmente remodelado, e com melhores condições de voltar a receber este evento, que segundo o edil, poderá ter como principal novidade ser “disperso” pela cidade. Ideias para uma próxima edição, enquanto “saboreia” o sucesso de mais um fim de semana em cheio em Oliveira do Hospital, com a festa do queijo Serra da Estrela a marcar a agenda de largos milhares de visitantes.
“Ultrapassámos todas as expectativas, mesmo em condições climatéricas adversas, tivemos milhares de pessoas de norte a sul do país a visitar a nossa feira”, referiu José Carlos Alexandrino, acreditando que esta adesão é sinónimo de que se “está a criar aqui uma marca em termos da divulgação de Oliveira do Hospital, da sua gastronomia, mas também do seu património e da sua história”. “Percebemos que passaram por aqui milhares e milhares de pessoas, de Caminha, a Lagos, no Algarve, houve gente de todo o país”, afirmou o edil, questionando se “haveria outro evento com este sucesso no país nestas condições climatéricas”.
Com um aumento das vendas de queijo na ordem dos 9% relativamente ao ano anterior – foram vendidos cerca de 2300 quilos – Alexandrino não tem dúvidas que o certame atingiu este ano novos recordes, assumindo-se definitivamente como a maior festa do queijo do país, e a prova disso, referiu, é que mesmo em tempo de crise, “havia produtores que no final do primeiro dia tinham vendido mais que nos dois dias o ano passado”. “Oliveira do Hospital merecia ter uma dinâmica destas”, concluiu, acreditando num volte face deste setor, com o aparecimento de “pastores e explorações mais modernas” que possam dar continuidade a este produto genuíno da região, que é hoje também uma “marca” forte de Oliveira do Hospital no exterior.

Atrair empresários do agroalimentar para a EXPOH

Ao mesmo tempo que se diz preocupado com a continuidade dos pequenos produtores de queijo serra da Estrela DOP, o presidente da Câmara aproveita para lembrar “a grande tradição” que existe em Oliveira do Hospital no fabrico de enchido, e que gostaria de ver representada num futuro certame como a EXPOH, que se realiza no verão. “Oliveira do Hospital tem um conjunto de empresas no setor agro alimentar que hoje contribuem decisivamente para as exportações que temos de apoiar”, garantiu o edil, apostado em trazer “os melhores clientes de diferentes países” à próxima Feira Regional de Oliveira do Hospital, com o objetivo de potenciar os negócios com as empresas locais do setor.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.