Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África

cartaz dia de áfrica 2018

cartaz dia de áfrica 2018“Viver África” promove intercâmbio cultural.

A comunidade de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que frequenta a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) comemora, nos dias 25 e 26 de maio, o Dia Internacional de África. Através da iniciativa “Viver África” serão dinamizadas diversas atividades que visam a divulgação da diversidade cultural africana, contando com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, no âmbito do programa “Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality”.

Na sexta-feira, em que se assinala a efeméride, será dinamizado um jantar, no refeitório da ESTGOH, com a gastronomia africana no centro das atenções, nomeadamente os pratos mais conhecidos de S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau. Já no dia seguinte, depois de uma tarde desportiva com a realização de um torneio de futebol no Pavilhão Municipal, seguido de convívio no parque da cidade; os estudantes convidam a população para participar na festa temática “Ritmos Quentes”. Terá lugar no Mercado Municipal, a partir das 22H00, aberto como Mercado Noturno, com animação musical a cargo de vários DJ’s, com gastronomia, dança e música tradicionais destes países.

Adler Vera Cuz e Marionel Nascimento, alunos da ESTGOH e representantes da organização do evento “Viver África”, explicam que o objetivo da iniciativa é “a comemoração do Dia Internacional de África promovendo-a no concelho de Oliveira do Hospital para que fique a conhecer a nossa cultura. Queremos também transmitir o calor humano do povo africano aos oliveirenses, nomeadamente depois dos momentos difíceis que o concelho atravessou”.

São mais de cinco dezenas de estudantes dos PALOP que estudam na ESTGOH, provenientes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, e que têm nesta iniciativa um momento de intercâmbio cultural que contribui para o estreitar de laços com os oliveirenses, ao mesmo tempo que valoriza o ensino superior. “Queremos transmitir a nossa energia, a nossa dança, a nossa cultura”, sublinham estes jovens estudantes que desafiam os oliveirenses a participar ativamente nestas atividades, nos próximos dias 25 e 26 de maio. De referir ainda que, irão ser responsáveis pela dinamização de um showcooking de “Iguarias Africanas”, no dia inaugural da Feira do Livro, pelas 11H30, no dia 27 de maio.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.