Alvoco das Várzeas recria ‘serões da aldeia’ com programa de rádio inédito

Tradicao Alvoco

Em Alvoco das Várzeas, a IX edição do evento de cultura popular “Tradição e Transmissão” volta a trazer à aldeia Cinema, Teatro, Música, os Sabores da Montanha e uma novidade. Os habitantes desta aldeia de montanha do concelho de Oliveira do Hospital são convidados a participar e a organizar um programa de rádio intitulado “Histórias ao serão sobre os tempos que já lá vão”.

A ideia passa por recriar um encontro de histórias ao serão, descobrir e perpetuar muitas das memórias e lendas desta comunidade algumas das quais perdidas no tempo e que urge recuperar. Esta iniciativa pretende dar um maior sentido de pertença e herança cultural às gentes desta aldeia do vale do rio Alvoco, valorizando o papel da tradição oral na transmissão do seu legado histórico e cultural, tendo como veículo a rádio.

«Pode caber um mundo inteiro numa aldeia. Por esta razão é tão importante organizarmos esta espécie de tertúlia, via rádio, assente na transmissão de histórias, memórias e lendas que vão ser reavivadas e contadas às gentes da aldeia pelas gentes de Alvoco. O programa vai ser feito pelos habitantes e terá emissão em direto na rádio Boa Nova para um público mais vasto», explica Luís Antero, da organização.

No âmbito da IX edição do Tradição e Transmissão no passado dia 15, no auditório CERCAV foi exibido o mais recente documentário “Pagar a Promessa” de Tiago Cerveira e contou com a presença do realizador para uma conversa com os habitantes da aldeia. Este filme retrata a tradição religiosa dos pastores da Serra da Estrela que ainda hoje se perpetua.

O Tradição e Transmissão é um convite à descoberta do território de montanha e da sua genuinidade – experiências autênticas e de gente genuína – neste caso particular da aldeia de Alvoco das Várzeas, através do qual se enaltece a tradição oral e a transmissão deste legado perpetuado através das várias gerações.

 

 

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.