Ancose vai doar 25 mil euros de ração aos associados

Folha do Centro - ANCOSE alerta para risco de extinção da raça Serra da Estrela

Preservação da raça bordaleira Serra da Estrela é o objetivo fundamental.

A Direção da Ancose vai doar aos seus associados mais de vinte cinco mil euros de ração, correspondentes à aquisição de dois mil e quinhentos sacos, naquela que se traduz em mais uma medida de ajuda aos agricultores afetados pelos incêndios de outubro de 2017.

Este donativo, vem na senda do já sucedido após o grande incêndio em que foram doados mais de quinze mil euros em ração e palha, o mesmo acontecendo em 2018, com a doação de cinco mil euros em blocos de sais vitamínicos.

Uma decisão que a Direção da Ancose, liderada por Manuel Marques, justifica com a boa gestão levada a cabo pela associação e os bons resultados financeiros alcançados, e que pretende demonstrar que a mesma está ao serviço dos seus associados, como também “tudo fará para preservar e aumentar as raças autóctones da nossa região”.

Em declarações recentes à Rádio Boa Nova, Manuel Marques, fez notar, de resto, que o efetivo animal de raça bordaleira Serra da Estrela, desaparecido na sequência dos trágicos incêndios de 2017, está já reposto, através do Centro de Recria que, neste momento, conta com 250 borregas a juntar às 400 que já tinham sido doadas.

Com ajudas diversas, de entre as quais o Município de Oliveira do Hospital e o Governo, através do Ministério da Agricultura, o presidente da ANCOSE mostra-se feliz por ter conseguido repor a totalidade dos animais perdidos no incêndio, atendendo a que o objetivo é “preservar a raça bordaleira”, única no mundo e responsável pela produção de um dos mais apreciados queijos portugueses, o queijo Serra da Estrela.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.