ARCIAL distinguida nos prémios BPI “la Caixa” Capacitar

dav

A ARCIAL – Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi uma das 23 instituições de todo o país a ser contempladas com o Prémio BPI “la Caixa” Capacitar 2019.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 6 de novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e distinguiu com 30.500,00 euros o projeto “Cozinhar para Reabilitar”, destinado à modernização de uma cozinha com equipamentos semi-industriais para oferecer formação nas áreas de padaria e pastelaria. O objetivo é aumentar a capacitação e a empregabilidade dos formandos que passam pelos cursos de Cozinha e Pastelaria da ARCIAL e alargar a capacidade de produção instalada, com vista a desenvolver um negócio social com produtos alimentares da região, nomeadamente os famosos biscoitos de canela e biscoitos de azeite, sobejamente conhecidos na cidade de Oliveira do Hospital no âmbito de iniciativas como a campanha “Dou Mais Tempo à Vida” ou o Mercadinho de Natal.

Para a implementação deste projeto, a ARCIAL prevê ainda a certificação dos seus produtos gastronómicos e o estabelecimento de um conjunto de parcerias com algumas das unidades comerciais e turísticas de referência da região que permitam a criação de uma rede de pontos de venda.

Foi a segunda vez que a ARCIAL foi distinguida no âmbito desta iniciativa. Em 2017, arrecadou mesmo o 1.º prémio com o projeto “Flores Ser”, destinado à implementação de uma estufa e à aquisição de equipamento para germinação de espécies autóctones certificadas – medronheiro, sobreiro, carvalho negral, carvalho alvarinho e pinheiro manso – destinadas a ações de reflorestação na área ardida dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Anualmente, a ARCIAL contribui para a ocupação, formação e integração socioprofissional de perto de duas centenas de cidadãos com um conjunto de atividades ocupacionais, terapêuticas e de formação desenvolvidas no âmbito das respostas sociais existentes na instituição – Formação Profissional, Centro de Atividades Ocupacionais, Unidades de Residências Autónomas e Centro de Recursos para a Inclusão.

O prémio BPI capacitar, criado em 2010, tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade, através da implementação de projetos de inclusão social, sendo uma das iniciativas mais relevantes de responsabilidade social corporativa em Portugal.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.