Autarca de Oliveira quer IC’s no topo das prioridades dos novos investimentos do Governo

Folha do Centro - Autarca de Oliveira quer IC’s no topo das prioridades dos novos investimentos do Governo

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital quer ver incluída a construção dos prometidos IC’s a esta região no novo pacote de investimentos que está a ser recalendarizado pelo Governo.

E está acompanhado nesta luta por mais quatro presidentes de Câmara a quem a falta de acessibilidades “dignas desse nome”, continua a ser considerada um entrave ao desenvolvimento dos seus municípios.

Depois de várias posições conjuntas, abaixos assinados, audiências com os sucessivos governos, José Carlos Alexandrino entende que esta é a hora de voltar a colocar os IC’s 6, 7 e 37 no topo da agenda política, uma vez que existe, neste momento, uma comissão de análise “às obras de valor acrescentado”. “Esta comissão vai ter um papel muito importante na hierarquização dos projetos ao nível do QREN” afirma o edil, que quer ver os IC´s considerados de uma vez por todas “uma obra prioritária” dentro do novo quadro de investimentos.

“A Comunidade Intermunicipal de Coimbra também já pediu uma reunião a esta comissão para falar sobre o metro Mondego e a construção dos IC´s porque entendemos que é altura de fazer pressão”, considera Alexandrino, que nos últimos anos, não se tem cansado de reivindicar nomeadamente a conclusão do IC6, que termina às portas de Oliveira, “no meio de um pinhal”.

Alexandrino reclama agora o que sempre fez: “justiça” para com um concelho que espera há mais de 20 anos pela construção de acessibilidades rodoviárias. “Não temos as mesmas condições de outros concelhos, que têm auto estradas à porta, nós não pedimos nenhuma auto estrada, pedimos apenas estradas dignas desse nome”, tem referido por diversas ocasiões o autarca, fazendo notar que a única estrada de acesso ao concelho – a estrada da beira – é do “tempo da monarquia”.

“Os nossos empresários têm resistido mesmo nestas condições”, tem afirmado insistentemente o autarca que já foi o primeiro subscritor de um movimento de luta pela construção dos IC’s que mobilizou vários autarcas e forças vivas dos concelhos que reclamam melhores acessibilidades a esta região.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.