Avô fez justiça a antigo autarca

Folha do Centro - Avô fez justiça a antigo autarca

Dezenas de amigos marcaram presença numa homenagem sentida a Aristides Gonçalves, cujo nome passou a fazer parte da toponímia da vila avoense.

Uma homenagem merecida ao homem e autarca que dedicou parte da sua vida a Avô e às suas gentes.

Assim ficou marcado o dia de ontem naquela localidade ribeirinha, onde várias dezenas de amigos fizeram questão de se juntar à festa de agraciamento ao antigo presidente da Junta, Aristides Gonçalves, que durante anos liderou os destinos desta freguesia, transformando-a numa das terras mais bem “equipadas” e desenvolvidas do concelho. Tudo ou quase tudo construído nas últimas décadas na freguesia teve o cunho do antigo autarca, um destacado militante do PSD, que não esconde ter usado “os amigos da política” para desenvolver e fazer crescer a sua terra. Uma doença súbita, da qual ainda se encontra a recuperar, forçou-o todavia a retirar-se de cena antes de concluir alguns projetos com que sempre sonhara, como a nova extensão de saúde local e que ainda hoje, volvidos vários anos, continua à espera de financiamento para ver a luz do dia. Chegou, contudo, a concluir as obras do novo lar de idosos, num investimento de vários milhões de euros, sendo uma referência em termos de assistência à terceira idade na região.

Não foi por acaso que este domingo a rua que dá acesso aquele equipamento passou a ter o seu nome, tais foram os dias que a percorreu e a todas as horas. Isso mesmo foi ontem recordado pelas muitas dezenas de amigos que estiveram presentes, onde se inclui o antigo presidente da Assembleia Municipal, António Simões Saraiva e o ex presidente da Câmara, Mário Alves, sendo todos eles unânimes em considerar esta homenagem “uma questão de justiça” para com um homem que deu “tudo” por Avô. “É uma homenagem merecida a um homem que deu muito a Avô, tudo o que aqui foi feito está relacionado com o senhor Aristides” recordou o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, para quem esta é uma homenagem “mais que justa” a um autarca que prestigiou não só a sua terra e o seu concelho, como o país.

Também a jovem presidente de Junta, Vanessa Fernandes, enalteceu o e reconheceu o percurso do antigo autarca, lembrando que Aristides Gonçalves foi o mentor do progresso a que Avô assistiu nas últimas décadas, “entregando parte da sua vida” à freguesia. “Se temos o que temos hoje devemo-lo ao senhor Aristides”, afirmou uma das mais jovens autarcas do país, lembrando que a escolha da rua onde ficou agora perpetuado o nome do ex autarca teve relacionada sobretudo com o facto de ser um local “muito marcado” pela sua passagem.

Emocionado com as muitas palavras de elogio e de forte gratidão que lhe foram dirigidas, Aristides Gonçalves, só pode responder com um enorme obrigado, deixando a certeza de que enquanto autarca fez “o melhor que pode”. Apesar do muito que fez e que deixou lançado, o antigo presidente da Junta garante que há uma coisa que lhe ficou atravessada que foi a construção da extensão de saúde local, pois apesar das muitas lutas junto de diferentes governos e das mais diversas promessas, a obra continua à espera de melhores dias para ser concretizada.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.