Biblioteca Municipal comemorou Dia Internacional do Livro Infantil

Folha do Centro - Biblioteca Municipal comemorou Dia Internacional do Livro Infantil

A Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemorou o Dia Internacional do Livro Infantil, assinalado a 2 de abril, com a dramatização da história “O Velho, o Rapaz e o Burro”.

A fábula, da autoria de Jean de La Fontaine, foi dramatizada com personagens vivas acompanhada com a narração a partir de um livro de grandes dimensões e que foi seguida atentamente pelo grupo de crianças da Fundação Aurélio Amaro Diniz que estiveram na estreia desta nova atividade.

Neste dia especial as crianças presenciaram um momento mágico pois um livro da prateleira ficou gigante e as personagens da história ganharam vida. A fábula “O Velho, o Rapaz e o Burro” conta a viagem de um velho e do seu neto que seguem acompanhados por um burro a caminho de uma feira. Durante o percurso toda a gente dá opiniões sobre a forma como eles se deslocam e a forma como utilizam o burro. Esta fábula permite-nos refletir sobre o tema da maledicência, passando a mensagem de que cada um deve pensar com a sua própria cabeça e não estar preocupado com o que os outros pensam.

A estreia desta nova atividade na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital foi acompanhada pela vereadora da Educação, Graça Silva, que registando o facto de se estar a assinalar “um dia especial, o Dia Internacional do Livro Infantil” dirigiu o convite aos mais novos para “visitarem mais vezes a Biblioteca” onde podem “requisitar livros para ler em casa com os pais”. “Um livro é um amigo que vos conta histórias e transmite experiências” frisou a vereadora da Educação.

A dramatização com personagens reais da fábula “O Velho, o Rapaz e o Burro” continuará a ser apresentada ao longo do mês de Abril, numa grande celebração do Dia Internacional do Livro Infantil. É particularmente dirigida às crianças em idade pré-escolar e escolar, estando sujeita a marcação prévia através do telefone 238 692376, por e-mail – [email protected] ou presencialmente na Biblioteca.

Com esta atividade, o serviço educativo da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital visa criar e fortalecer os hábitos de leitura desde a infância; promover a leitura e o livro; desenvolver o gosto pelos livros e pelo espaço da Biblioteca promovendo o contacto precoce com ambos; despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e estimular a função intelectual a partir de atividades lúdicas.

O Dia Internacional do Livro Infantil é assinalado desde 1967, tendo sido escolhido o dia 2 de abril em homenagem ao dia de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. A efeméride é assinalada por todo o mundo chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Anualmente, o Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) convida um autor de um dos países membros para dirigir uma mensagem que celebre a prazer da leitura e a importância da literatura para os mais novos. Em 2014 é assinada pela escritora irlandesa Siobhán Parkinson e divulgada em forma de carta para as crianças de todo o mundo com um apelo à leitura e ao uso da imaginação. “Sem o escritor, a história nunca teria nascido, mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver”, afirma a escritora.
Em Portugal, a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é acompanhada de um cartaz com uma ilustração de Ana Biscaia, que venceu em 2013 o Prémio Nacional de Ilustração, e que foi distribuído pelas Bibliotecas Municipais do país.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.