Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dá a conhecer história concelhia

Folha do Centro - Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dá a conhecer história concelhia

A “História de um Cavaleiro de Ulveira do Espital” é, por estes dias, o centro das atenções na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Trata-se da história de um ferreiro, Domingues Joanes, que terá vivido nas terras de Ulveira do Espital no início do século XII, e que terá descoberto pedaços de ouro e assim enriqueceu. Reza a lenda que, em seguida, partiu para terras de França onde lutou pelo rei e em troca dos seus serviços recebeu o título de nobre. Mais tarde regressou à sua terra natal casando em segundas núpcias com Dona Domingas Sabachais.

Por volta de 1342 mandou construir uma capela para si e para a sua esposa, a Capela dos Ferreiros que demonstra como o ferreiro Domingues Joanes era um rico e afamado nobre da nossa cidade. É no interior deste maravilhoso património que se encontra a réplica da escultura do cavaleiro em pedra de ançã, obra do Mestre Pêro. Já mais tarde, com o foral de D. Manuel I, Ulveira passa a chamar-se Oliveira do Hospital.

Com esta história retoma-se uma tradição que tem sido seguida na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital ao colocar a história local como ponto central desta dramatização. Um trabalho desenvolvido pela equipa da Ludoteca e que vai ao encontro das expetativas dos docentes do pré-escolar e do 1.º CEB do concelho, uma vez que está relacionada com a nossa história e com a história do nosso património.

Sublinhe-se que é fundamental para as crianças terem conhecimento sobre a história do nosso concelho, do nosso património e da génese da toponímia, aspetos que são trabalhados com esta dramatização, a “História de um Cavaleiro de Ulveira do Espital”. A atividade é dirigida especialmente ao público em idade pré-escolar e escolar e está sujeita a marcação prévia junto da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.