Bibliotecas públicas de Oliveira do Hospital celebram centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

No ano do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e a Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, associaram-se, de forma ativa, às comemorações que um pouco por todo o país tiveram lugar. Foram muitas e variadas as iniciativas e eventos dedicados a Sophia de Mello Breyner Andresen e que irão ainda continuar até ao fim do ano de 2019, sob o título Celebrar Sophia 100 anos.

Em janeiro foi colocado no mupi em frente à Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital um cartaz alusivo, exposto ao longo do ano, e criado um plano de atividades em torno da obra e pessoa de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Assim, o Clube de leitura em voz alta, em abril, foi dedicado a Sophia de Mello Breyner

Andresen;

No âmbito da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, em maio, inaugura-se a exposição Celebrar Sophia 100 anos, a dramatização do conto Mónica e a leitura de textos da poetisa portuguesa por parte dos alunos da Eptoliva – Escola Profissional de Oliveira do Hospital.

Ao longo do ano, decoração da escadaria e do espaço de acesso à Sala de

Adultos, na BMOH, com três instalações temáticas intituladas Primavera, Verão e

O Natal de Sophia. Também a Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira marcou em vários momentos a comemoração deste ano.

Hoje, passados 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, tem lugar a primeira emissão do programa Leituras na Rádio, pelas10h30, que assinalará o dia do centenário  numa parceria das Bibliotecas Municipais com a Rádio Boa Nova. A rubrica pretende

oferecer sugestões de leitura a todos os ouvintes, através da leitura de pequenos

excertos, relembrando que podem usufruir dos inúmeros serviços disponibilizados

pelas Bibliotecas Municipais, entre os quais a requisição gratuita de livros.

Até ao fim do ano, haverá ainda lugar à dramatização do conto A noite de Natal, no âmbito da programação de Natal do Município de Oliveira do Hospital e ainda o jantar literário O Natal de Sophia.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.