Bispo de Coimbra cumpre visita pastoral ao concelho de Oliveira do Hospital

Folha do Centro - Bispo de Coimbra cumpre visita pastoral ao concelho de Oliveira do Hospital

D. Virgílio Antunes desafia quem está à frente das instituições a “trabalhar ativamente” pelo desenvolvimento.

O Bispo de Coimbra apelou, em Oliveira do Hospital, a todos aqueles que estão à frente das instituições públicas e privadas para “trabalharem ativamente” a favor do desenvolvimento para que “seja possível uma paz maior e mais profunda”.

D. Virgílio Antunes falava no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foi recebido pelo presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, bem como pelo restante executivo camarário e ainda muitos funcionários que fizeram questão de vir cumprimentar o prelado.

Depois de ter percorrido ao longo deste mês de março, várias instituições de cariz social e religioso do concelho, deslocações que se inserem na visita pastoral que se encontra a fazer ao concelho, a casa de “todos” os oliveirenses foi também palco de uma visita do Bispo de Coimbra, que ali agradeceu, uma vez mais, a forma calorosa como tem sido recebido pela população em Oliveira do Hospital.

Apesar de ter feito notar o progresso das instituições e o clima de paz social que se vive no seu seio, D. Virgílio Antunes reforçou o “desejo” de continuar a assistir a mais desenvolvimento, porque só assim de “torna as pessoas mais felizes”. “Esse é o trabalho da igreja de que faço parte e é um desafio que deixo também ao Município de Oliveira do Hospital”, afirmou o Bispo da Diocese, que até ao final do mês, deverá ter terminar o conjunto de visitas às paróquias do concelho.

Apesar da “separação” entre Igreja e poder político, o presidente José Carlos Alexandrino considera que ambos “têm objetivos comuns” que é trabalhar para o bem comum das suas comunidades. “Não pode haver nenhum poder político numa sociedade justa que não defenda os que não têm voz, os mais fragilizados, os mais desfavorecidos”, afirmou o autarca, para quem esta visita é importante para acentuar a cooperação entre os dois “poderes”, o que ao nível do Arciprestado de Oliveira do Hospital tem sido uma tónica.

Para o Bispo de Coimbra, esta deslocação ao concelho de Oliveira do Hospital trata-se de “uma visita pastoral do Bispo que se assume como enviado de Jesus”, e tem como objetivo “conhecer o povo e incentivar a fé”, visando, desta forma, uma maior aproximação da Igreja às comunidades. “A Igreja precisa de continuar a aproximar-se de todos e de ter uma marca mais pessoal e comunitária”, afirmou, mostrando-se muito satisfeito com o acolhimento e com as várias manifestações de afeto que a comunidade oliveirense tem proporcionado, no decorrer da sua visita.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.