ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

Prémio BPI capacitar

Na passada segunda-feira, a ARCIAL- Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1ºprémio BPI capacitar. Criado em 2010, o prémio BPI capacitar tem por missão a promoção da melhoria da qualidade de vida e a integração social das pessoas com deficiência ou incapacidade através da implementação de projetos de inclusão social. Esta é uma das iniciativas mais relevantes de responsabilidade social corporativa em Portugal.

A candidatura ao projeto vencedor, denominado Flores Ser, foi apresentada no passado mês de junho, tendo o processo de análise e avaliação decorrido em setembro último. O projecto Flores Ser visa a implementação de uma estufa e a aquisição de equipamento para germinação de quatro espécies autóctones certificadas, medronheiro, sobreiro, carvalho negral, carvalho alvarinho e pinheiro manso, para posterior reflorestação da área ardida dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil. Tem como objetivo contribuir para ocupação, formação e integração socioprofissional de 30 jovens com jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimento e doença mental, constituindo um complemento às atividades ocupacionais e de formação já desenvolvidas no âmbito das respostas sociais existentes na instituição – Formação Profissional, Centro de Atividades Ocupacionais, Unidades de Residências Autónomas e Centro de Recursos para a Inclusão. Pretende-se que contribua para gerar receitas próprias, a partir do estabelecimento de uma rede de parcerias para comercialização das espécies produzidas, de modo a possibilitar num futuro próximo, a criação de emprego apoiado dirigido à pessoa com Deficiência e Incapacidade

O projeto assenta em dois pilares fundamentais: a integração sócio ocupacional e profissional de jovens com deficiência e ou doença mental através do alargamento da capacidade da resposta no âmbito formativo e ocupacional, designadamente na área da jardinagem Floricultura e Sivicultura, contribuindo para a promoção da autonomia, desenvolvimento de competências sócio profissionais que potenciem a empregabilidade, bem como, a melhoria da qualidade de vida dos clientes; a sensibilização ao nível dos valores de sustentabilidade ambiental, da conservação e protecção da natureza e biodiversidade, através da integração de ações de arborização e rearborização que promovam a responsabilidade ambiental da população mais jovem. Com este desígnio prevê a participação ativa dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil nas ações de florestação e reflorestação, através da constituição de um banco de voluntariado jovem, que integre alunos com Necessidades Especiais, alunos do ensino regular e clientes da ARCIAL. As atividades de carácter sócio ocupacional e formativo prevêem o envolvimento dos clientes da ARCIAL nas diferentes etapas do projeto, desde o momento de implementação da estufa, à preparação da sementeira, plantação e rega regular, comercialização das espécies, até às ações de florestação e reflorestação da floresta.   Evidenciam uma cultura de responsabilidade ambiental, potenciando a igualdade de oportunidades e visando uma sociedade mais inclusiva.

Para a implementação deste projeto a ARCIAL prevê estabelecer uma nova rede de parcerias e  o reforço de algumas já existentes, com as seguintes entidades: Município de Oliveira do Hospital; Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil;
CAULE- Associação Florestal da Beira Serra; Cooperativa Agro pecuária da Beira Serra; FNAPF- Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais. Conta ainda com a colaboração do ICNF- Instituto de Conversação da Natureza e das Florestas, no apoio ao conhecimento técnico específico sobre sementeira de espécies florestais autóctones. Trata-se de um projeto e intervenção replicável, realizado em colaboração com agentes locais, que congrega as vertentes da sustentabilidade ambiental, social e económica.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.