Câmara de Oliveira “reabre” Juntas de freguesia extintas

Programa “Município Perto de Si” estreou-se na Lajeosa.

Fecharam-se Juntas de Freguesias, abrem-se agora postos de apoio aos munícipes. A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de inaugurar um novo “modelo” de atendimento aos cidadãos das freguesias extintas com a reforma administrativa do poder local, continuando a assegurar o seu funcionamento precisamente nos edifícios que antes serviam de sede aos órgãos da freguesia.

O programa “Município Perto de Si” foi apresentado simbolicamente na freguesia da Lajeosa, uma das cinco autarquias do concelho que foi agregada e que representa de forma expressiva a luta travada pelos autarcas oliveirenses contra o encerramento de freguesias. Depois do governo ter ido “contra” a vontade dos oliveirenses ao acabar com cinco das 21 freguesias do concelho, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino acredita que “este é mais um passo para revolucionar o modelo de relacionamento com os munícipes” que, o seu executivo, quer cada vez mais “próximo das pessoas”. “Aquilo que se fez nunca devia ter acontecido e o que estamos a fazer é tentar atenuar os efeitos dessa extinção”, explicou o edil, que diz ter escolhido “simbolicamente” a Lajeosa para a abertura deste primeiro posto de atendimento.

“Este é um projeto piloto que evoluirá para outras localidades e que esperamos possa responder aos anseios da população”, adiantou o autarca oliveirense, que pretende estender este programa às restantes freguesias extintas e às próprias freguesias agregadoras que não dispõem de serviços a funcionar diariamente. “Queremos que as populações, seja qual for o assunto a tratar, seja da Câmara, seja da Junta, seja uma carta para a segurança social, ou uma questão de saúde, possam resolver aqui os seus problemas”, explicou Alexandrino para quem estes postos de apoio servirão essencialmente para ajudar as pessoas com mais dificuldades em se deslocar. (leia mais na edição impressa)

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.