Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu programa “Escola Feliz”

Escola Feliz_ Visita à Biblioteca

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, neste início do mês de setembro, mais uma edição do programa “Escola Feliz” dirigido aos alunos do 1.º CEB e que tem como objetivo prepará-los para o regresso às aulas e às rotinas de estudo.

A edição deste ano foi participada por duas dezenas de jovens alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, que ao longo do ano letivo transato foram acompanhados pelo programa “Escola + Feliz” que trabalha primordialmente numa vertente de prevenção, junto dos alunos do 1.º CEB com vista à promoção do sucesso escolar.

Uma equipa multidisciplinar acompanhou o grupo de vinte alunos e foi responsável pela dinamização de diversas atividades, numa abordagem lúdico-pedagógica. Nesse sentido, pretende-se que os participantes treinem competências e conhecimentos adquiridos motivando-os para o regresso à escola ao mesmo tempo que se proporcionam atividades temáticas em áreas como o meio ambiente; a história e património; a cidadania e igualdade de género; línguas e culturas.

Sensibilização para a preservação do meio ambiente; promoção de bons hábitos alimentares e atividade física; visitas ao património histórico e cultural do concelho; consciencialização para a importância da reflorestação sustentada do território; encontro intergeracional com idosos e tardes de leitura com visitas à biblioteca foram iniciativas centrais ao longo da semana. O programa “Escola Feliz” culminou com uma visita ao World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático, no Porto, dedicado aos Descobrimentos portugueses.

A poucos dias do arranque de mais um ano letivo, o programa “Escola Feliz” culmina com apreciação positiva por parte dos participantes e todos os intervenientes, uma vez que contribui para um regresso às aulas mais motivado como também nota a vereadora da Educação. Graça Silva salienta que “este projeto permite às crianças retomarem as rotinas bem como recordar práticas pedagógicas, e a partilha de vivências e experiências diferenciadoras por forma a transmitir aos alunos que o espaço escolar é um local de aprendizagem feliz”.

Refira-se que a autarquia tem concretizado um forte investimento,  nos últimos anos, na área da educação, nomeadamente prestando este apoio às famílias e à escola pública através de programas como o “Escola Feliz” que prepara alunos com algumas dificuldades para o regresso às aulas e que se tem distinguido pelo sucesso e avaliação positiva dos participantes e dos respetivos encarregados de educação. Bem como através do projeto “Escola + Feliz”, através do qual disponibiliza uma equipa multidisciplinar que acompanha os alunos do 1.º CEB, ao longo do ano letivo, em articulação e complemento com os serviços e intervenções do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com vista à promoção do seu sucesso escolar.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.