Câmara Municipal organiza VII Jornadas de Teatro Escolar “Dramatizando”

Folha do Centro - Câmara Municipal organiza VII Jornadas de Teatro Escolar “Dramatizando”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza, nos próximos dias 23 e 24 de maio, mais uma edição das Jornadas de Teatro Escolar “Dramatizando” durante as quais os alunos do concelho vão apresentar pequenas peças de teatro. A iniciativa é promovida com o apoio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, dos docentes das Atividades de Enriquecimento Curricular e das Bibliotecas Públicas Municipais.

As VII Jornadas de Teatro Escolar “Dramatizando” têm início na próxima sexta feira, 23 de maio, às 21h00, na Casa da Cultura, onde serão apresentadas seis peças de teatro. No dia seguinte, à mesma hora o palco volta a ser dos alunos que apresentarão mais uma dezena de peças de teatro. No total serão apresentadas 16 peças de teatro, com a duração entre os 10 e os 60 minutos, e que têm o envolvimento de cerca de 120 alunos de todo o concelho que foram orientados por cerca de 15 professores.

O evento conta com a participação de alunos dos vários níveis de ensino, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário, que frequentam o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; alunos do ensino profissional na EPTOLIVA; aos quais se junta uma peça apresentada pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Assim sendo, na sexta-feira sobem ao palco as peças: “O macaco de rabo cortado” pelo 1.º CEB de Seixo da Beira; “O Capuchinho Vermelho” (versão contemporânea) pelo Clube Teatro 2.º/3.º CEB do AEOH; “Espanta Pardais” pelo 4.º E de Nogueira do Cravo; “Também Seremos Adultos” pela EPTOLIVA; “Conversas Desconversadas” pelo projeto Mães em Movimento do Jardim de Infância e 1.º CEB de Bobadela; e “Conversa de Café” por alunos da EPTOLIVA.

No dia seguinte, 24 de maio, a noite abre com a dramatização de “O Milagre das Rosas” pela turma 4.ºA da EB1 de Oliveira do Hospital e da peça “D. Manuel I – O Venturoso” pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Seguir-se-á depois a apresentação, pela primeira vez no Dramatizando, de vários monólogos inseridos no Projeto de Expressão Dramática “Os Maias”, de Eça de Queirós, e que envolve os alunos do 11.º ano do AEOH.

Com a dinamização das Jornadas de Teatro Escolar “Dramatizando”, uma das iniciativas que marca o calendário anual de atividades culturais, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pretende incentivar e desenvolver nas crianças e jovens o gosto pela expressão dramática, para além de valorizar o trabalho e esforço dos professores em cativar e preparar os alunos para este tipo de atividades.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.