Câmara Municipal preparou programa de 24 horas de desporto “non stop”

Folha do Centro - Câmara Municipal preparou programa de 24 horas de desporto “non stop”

Oliveira do Hospital lançou fim de semana desportivo.

Foi um fim de semana para todos os gostos, que é como quem diz, para todas as modalidades desportivas. Tratou-se da primeira iniciativa do género levada a cabo pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e teve como objetivo tirar os oliveirenses do sofá, convidando-os a participar nas diferentes provas desportivas que tiveram lugar no concelho.
O programa “24 horas de desporto” desenrolou-se no passado sábado e envolveu várias entidades e coletividades concelhias, que aceitaram o desafio da autarquia em promover, durante um dia, a prática de diferentes modalidades desportivas. Do futebol, ao BTT, passando pela natação, caminhadas, ténis, o concelho foi ainda palco de algumas modalidades menos conhecidas, como a equitação, o mini golfe e ainda algumas atividades “radicais”, que foram promovidas pela Eptoliva, no âmbito do arraial da escola profissional, que também teve lugar neste fim de semana.
“O nosso concelho é riquíssimo nas diferentes modalidades, e o que nós queremos com isto é evidenciar essa riqueza”, considera a vereadora do desporto, Graça Silva, para quem esta iniciativa só vem reforçar aquilo que já estava em agenda por parte de algumas entidades locais, que era a promoção de diferentes eventos desportivos durante o fim de semana. “Tem sido nossa preocupação dar enfase à atividade desportiva, e notamos que as pessoas cada vez mais se preocupam e se interessam pela prática desportiva”, constata a vereadora, dizendo aperceber-se de cada vez mais praticantes nas diferentes modalidades, sobretudo “mais adeptos no feminino a quererem desenvolver outros desportos”.
Também o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, considerou esta iniciativa “uma pedrada no charco” em termos daquilo que é a política municipal de desporto, que tem agora um técnico especializado em gestão desportiva para coordenar esta área. “Eu costumo dizer que o nosso concelho é rico em tudo, quando comparado com outros concelhos que praticamente só têm futebol nós temos hóquei com grande tradição, temos basquetebol, temos ténis e ténis de mesa, futsal, natação, e esta iniciativa pretende ser um grito de chamamento para as pessoas participarem”, explicou o edil realçando ainda a promoção por parte do Município de “uma modalidade que está muito na moda, que é o pedestrianismo”, com a inauguração de um conjunto de percursos pedestres na zona do vale do Alva, prevendo também lançar um outro conjunto de circuitos na zona norte do concelho.
Além destes, Alexandrino garante estar ainda a trabalhar no sentido de lançar um “ex-libris”nesta área, que é um “percurso das levadas”na freguesia de Alvoco das Várzeas,que tem a particularidade de ser acompanhado numa extensão de mais de três quilómetros da linha de água. “Isto pode ser único no país, pode ser idêntico aos que existem na Madeira”, adiantou ainda o edil, para já empenhado no sucesso das 24 horas de desporto municipal, e mais uma vez na dinamização do concelho através de acontecimentos como este.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.