Câmara Municipal volta a distinguir mérito de oliveirenses no feriado do Município

Folha do Centro - Elogios e reconhecimento ao desempenho do executivo camarário marcam derradeira Assembleia Municipal do mandato

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital prepara-se para distinguir mais um conjunto de cidadãos do concelho, no feriado do Município, que se assinala, este sábado, dia 7 de outubro.

Ao todo são cinco as personalidades que vão receber a medalha de mérito do Município, entre os quais um antigo vereador do PSD e professor aposentado, Francisco Martins.

Além deste ex autarca, que tem também um percurso intimamente ligado ao movimento associativo da sua freguesia – Nogueira do Cravo, o Município, por proposta do executivo, deliberou distinguir, neste dia, o empresário oliveirense, Manuel Gonçalves Alves, que ficou conhecido pelo “império” que construiu no setor do ensino da condução automóvel, com a abertura de várias escolas de condução na região, nos anos 70 e 80 e ainda de um Centro de Inspeção Automóvel em Oliveira do Hospital.

A medalha de mérito municipal vai ainda ser atribuída a Arménio Tavares, engenheiro mecânico natural da Sobreda, conhecido pela sua dedicação à causa dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, onde preside à Assembleia Geral da Associação Humanitária desde 1997. Faz ainda parte dos órgãos sociais da Cooperativa da Beira Central, como presidente da Assembleia Geral. Exerceu também cargos políticos, tendo sido vereador e membro da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital e tesoureiro da Junta de Freguesia de Seixo da Beira.

Conhecida carinhosamente por “Tia China”, a guardiã da Igreja Moçárabe de Lourosa, Maria do Patrocínio Nunes, vai ser outra das figuras concelhias a merecer distinção neste feriado municipal. Com 87 anos de idade e parte de uma vida dedicada à Igreja de S. Pedro, manda a tradição ainda hoje que quem chega a Lourosa para visitar este templo único em toda a Península Ibérica, tenha de tocar duas vezes no sino, dando assim sinal à “tia China” para vir abrir as suas portas.

Vai ainda receber a medalha de mérito municipal, mas a título póstumo, o antigo professor primário, Orlando Borges Gonçalves, pelo empenho que colocou sobretudo na fundação da Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito, em Lagares da Beira, que hoje acolhe as valências de creche e jardim de infância.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.