Campanha “Sementes Solidárias” promovida pela empresa Quinta de Jugais em parceria com a ARCIAL contribui para a plantação de 4000 árvores de espécies autóctones no concelho de Oliveira do Hospital

Quinta Jugais

A empresa Quinta de Jugais juntou-se à ARCIAL e vai contribuir para a reflorestação da área ardida do concelho do Oliveira do Hospital, através da campanha “Sementes Solidárias”, lançada durante a época natalícia, no âmbito da venda de cabazes de natal por parte daquela conhecida empresa do ramo alimentar.

A iniciativa, que resultou num donativo de 4000 mil euros à ARCIAL – Associação de Recuperação de Cidadãos Inadaptados, uma instituição Particular de Solidariedade Social de apoio a jovens com deficiência e ou incapacidade, irá reverter em ações de reflorestação desenvolvidas no concelho de Oliveira do Hospital, um dos concelhos mais afetados pelos incêndios de outubro de 2017.

As ações de reflorestação serão levadas a cabo pelos utentes da instituição – jovens e adultos com dificuldades intelectuais e incapacidade – a partir do próximo mês de março. Ao todo serão plantadas 4000 árvores, de espécies autóctones, nomeadamente 2000 carvalhos,  1000 medronheiros e 1000 sobreiros.   Os  utentes serão ainda  responsáveis pelo processo de germinação e cuidado das sementes utilizadas na reflorestação.

Esta campanha solidária resultou de um desafio lançado pela ARCIAL à empresa Quinta de Jugais, e vem na sequência do projeto desenvolvido pela instituição ao longo do ano de 2018, no âmbito do primeiro prémio alcançado por ocasião da 8.ª edição do concurso BPI Capacitar. Trata-se de uma distinção que visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida, a ocupação e a autonomia de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente, em situação de vulnerabilidade social. No valor de 31500 euros, o prémio permitiu à ARCIAL a implantação de uma estufa e a aquisição de equipamento para germinação de várias espécies autóctones certificadas, como o medronheiro, o sobreiro, o carvalho negral, o carvalho alvarinho e o pinheiro manso, que serão agora utilizadas em ações de reflorestação dos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Com esta iniciativa, a Quinta dos Jugais e a ARCIAL comprometem-se com uma medida de ação e intervenção na reflorestação da extensa área ardida, ao mesmo tempo que deixam um marco no que toca à responsabilidade social das empresas e entidades com enfoque ambiental, contribuindo ainda para a sensibilização e educação para a cidadania dos jovens com deficiência e incapacidade. Todas as ações de reflorestação decorrentes da iniciativa serão divulgadas na página de facebook da ARCIAL.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.