Caule realizou ações de limpeza e reflorestação no concelho de Oliveira do Hospital

Caule

QUERCUS e Seleção Nacional de Rugby foram parceiras das iniciativas.

A CAULE – Associação Florestal da Beira Serra levou a cabo duas ações distintas, mas ambas destinadas a fazer renascer das cinzas uma das áreas florestais mais devastadas pelos incêndios de 15 de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital.

A Zona de Intervenção Florestal (ZIF) Alva e Alvoco foi palco de uma ação de reflorestação, que contou com a parceria da associação ambientalista QUERCUS e envolveu mais de uma centena de voluntários.

A iniciativa, que decorreu na freguesia de S.Gião, terminou com a plantação de 4000 mil sobreiros, uma espécie conhecida por ser resiliente ao fogo. Esta já não é a primeira ação de reflorestação levada a cabo nas zonas afetadas pelo grande incendio de outubro pela CAULE com a colaboração da Quercus.

Noutra área da ZIF Alva e Alvoco, em Alvoco das Várzeas, foi a Seleção Nacional de Rugby que entrou em campo, em conjunto com a Plataforma Não Vamos Esquecer e a CAULE com vista à realização de uma limpeza florestal junto à E.N. 230. Os trabalhos consistiram no abate de mimosas queimadas, com eliminação dos sobrantes por estilhaçamento e queima. Os troncos foram selecionados e aproveitados para lenha, que irá ser distribuída por populações carenciadas.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.