CCDRC promove Curso de Economia Circular

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) organiza, em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e com o apoio do Ministério das Infraestruturas e Gestão da Água do governo Holandês e do Instituto Pedro Nunes (IPN), um Curso de Outono de Economia Circular, de 15 a 18 de outubro, em Coimbra.

sessão de abertura, que se realiza amanhã, dia 15 de outubro, das 9h-9.30h, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra,conta com a presença da Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da ​Presidente do IPN, Teresa Mendes, e do representante do Governo Holandês.

Este curso tem como objetivo principal a partilha dos conhecimentos e a disseminação das boas práticas sobre as temáticas subjacentes ao conceito de Economia Circular. Insere-se nos trabalhos desenvolvidos pela Agenda Regional de Economia Circular que a CCDRC tem levado a cabo no âmbito do Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

O Curso de Outono de Economia Circular, que conta com a presença de mais de setenta participantes nacionais e internacionais, tem como destinatários os profissionais de entidades públicas que desenvolvam projetos na área de Economia Circular e/ou tenham interesse em explorar este conceito, assim como os estudantes de pós-graduação em áreas próximas ao tema nuclear do Curso. Pretende-se que os participantes adquiram os conhecimentos e as ferramentas necessárias para potenciar práticas circulares no seu quotidiano e no seu trabalho, ajudando a facilitar a transição da região e do país para uma economia circular.

Além da sessão de abertura (dia 15), a sessão de encerramento também será aberta ao público. A sessão de encerramento,decorre no dia 18 de outubro, pelas 10h30m no auditório do edifício D do IPN e contempla a apresentação de projetos e empresas do IPN a desenvolver trabalho no âmbito da economia circular e uma apresentação por Cillian Lohan, membro do Comité Europeu Económico e Social. A sessão inclui ainda a conferência final do curso, que será proferida por Helena Freitas, docente na Universidade de Coimbra e membro integrante do Conselho de Missão para a adaptação às alterações climáticas.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.