Ciclo do Pão em Meruge

Ciclo do Pão em Meruge

Pelo 9º ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Meruge e a ADSCVC, vão realizar a iniciativa “Ciclo do Pão”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, com início às 15 horas, na eira singular da Lage Grande, em Meruge.

A recriação da “faina” inicia-se por essa hora, com um passeio junto ao Rio Cobral, que os organizadores designaram de “Rota dos Açudes”, com passagens bucólicas entre frescas áleas de amieiros e represas de água que saciam a sede dos prados verdejantes.

Terminado o percurso da “Rota dos Açudes” e reunidos os passeantes aos sedentários que se quedaram pela Lage Grande, dispõem-se as caneiras de milho pela eira e convocam-se os presentes a iniciar a “descasca”, também conhecida por “desfolhada”.

À força de dedos ou com a ajuda do espeto, a azáfama é grande, no afã de encontrar o “milho rei”, sortilégio de que apenas alguns vão usufruir. Quando a última espiga for descascada, dispõe-se a totalidade em cumprimento, para dar espaço aos malhadores, não sem antes ter lugar uma “acção de formação” elementar em malha, para os curiosos.

À voz de comando de um malhador experiente, o grupo vai descarregando a força dos manguais, passo à direita, passo atrás, sobre o cereal indefeso, até que o alarido das mulheres reclama uma paragem para varrer os grãos dispersos. É então que a cântara de vinho roda pelos malhadores, num ritual de partilha que se estende ao adjunto.

Terminada a malha, “ergue-se” o milho e recolhe-se limpo em sacas de sarapilheira com destino às tulhas, de onde há-de sair para o moinho e posteriormente em farinha para as masseiras onde mãos artífices o vão tender e no final do Ciclo o calor do forno comunitário o transformará em broa.

Pelas 19h, o Rancho Folclórico Cultural Lagares da Beira, animará a festa, tocando e cantando modas alusivas à labuta da terra, enquanto é servida a merenda tradicional a todos os participantes, que não dispensa a sardinha frita em molho de escabeche, os bolos de farinha triga com canela, o queijo curado e os enchidos que dão fama à Freguesia de Meruge.

No recinto da Lage Grande, funcionará uma barraquinha de venda de produtos de fabrico artesanal (triga milhos, broa, bôlas, bolos, enchido, licores, compotas, mel…).

Preservar a cultura popular, as nossas tradições e vivências e proporcionar o conhecimento de actividades que foram dominantes na vida do nosso povo, são os objectivos principais da recriação do “Ciclo do Pão”.

Todos os interessados em participar nesta atividade deverão fazer a sua inscrição até ao dia 16 de setembro, através do e-mail: [email protected], ou através dos contactos 238 601 430 | 961 961 654.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.