CIM Região de Coimbra tem centro de digitalização de grandes formatos

CIMRC-centrodigitalizazao-web

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra implementou recentemente um Centro Intermunicipal de Digitalização (CiD), em Coimbra, que permite aos dezanove municípios dispor do equipamento para a digitalização de documentos de grandes formatos.

Cumprindo a missão de integrar a racionalização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Administração Pública, esta iniciativa de partilha em rede da CIMRC visa a redução de custos, disseminação de serviços partilhados pelos municípios e melhoria dos mecanismos de governabilidade.

Para além dos ganhos escala neste serviço de digitalização, o centro cumpre as diretivas do Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI) e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O serviço intermunicipal integra-se no projeto “Região de Coimbra 2.X” e dispõe de condições para digitalização de documentos com formato até A0. Possibilita que os acervos existentes possam migrar para formato digital, para que no futuro possa tirar-se partido dessa conversão, nomeadamente, evitando a consulta e manuseamento físico dos originais, permitindo buscas mais rápidas e eficientes confluindo em ganhos de tempo para o cidadão e possibilitando o prolongamento de vida de prova de existência.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.