Clube Seita promove 8ª Maratona BTT Lazer de Oliveira do Hospital

Iniciativa conta com a participação de cerca de 270 atletas de todo o país.

Tem sido a maior e principal actividade desportiva de BTT em Oliveira do Hospital, realizada anualmente no mês de março, e integra pelo terceiro ano consecutivo a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital.

Trata-se de mais uma maratona BTT LAZER organizada pela secção BTT Lazer do Clube Seita que parte já para o 8.º ano consecutivo deste evento, trazendo a Oliveira do Hospital atletas nacionais e internacionais. Para a edição deste ano são esperados cerca de 270 participantes, acompanhados dos respectivo “staff” e familiares, o que levou a organização a protocolar pacotes de alojamento com a hotelaria local, mais uma vez para permitir que os acompanhantes descubram Oliveira do Hospital num fim de semana e não apenas no dia do evento. O facto de terem feito coincidir a prova com o maior certame anual em Oliveira do Hospital, tem a ver precisamente com o objectivo da secção de BTT LAZER de, em parceria com o Município, darem a conhecer, através deste evento desportivo, o melhor do concelho.
Apesar das dificuldades em captar mais participantes, tendo em conta a oferta que já existe deste tipo de eventos, a secção de BTT Lazer garante que a modalidade se encontra em franco crescimento no concelho, “existindo já um número considerável de atletas que se destacam nas classificações de eventos nacionais”. A organização apela mais uma vez à colaboração dos proprietários dos terrenos por onde vai passar a prova, para que estes permitam o uso de trilhos nas suas propriedades, pois “como este é um desporto com a necessidade de criar dificuldades técnicas aos participantes, evitando a monotonia dos usuais caminhos públicos ou estradões, é necessário a sua colaboração”, garantem, apelando à sua compreensão. “A organização depara-se com dificuldades no terreno, pois não é fácil comunicar com as pessoas, o que se traduz todos anos no dano de marcações e placas de sinalética antes do evento”, fazem notar.
A prova tem início às 9 horas da manhã na Escola Secundária de Oliveira do Hospital para os participantes da maratona – 50km e um quarto de hora depois, às 9h15m para os participantes da meia maratona – 25km. Este ano, a organização direccionou o evento para a zona do Vale do Alva, o que permitiu perante a dificuldade do terreno, reduzir a distância a percorrer pelos atletas. Os participantes da maratona (50km) contarão com paisagens deslumbrantes à beira-rio, outro ponto de interesse a explorar e a desenvolver em prol do turismo concelhio, nomeadamente da promoção das suas praias fluviais. A chegada dos primeiros participantes está prevista para as 10h30 no Largo Ribeiro do Amaral, via circundante ao referido jardim (frente ao restaurante O Túnel /CGD), área esta limitada ao público com gradeamento que permitirá a chegada dos primeiros participantes em disputa classificativa.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.