Colégio de Línguas organiza série de palestras

O Colégio de Línguas de Oliveira do Hospital irá organizar uma série de 5 palestras entre dezembro de 2012 e junho de 2013. Pretende-se, com estas palestras, estreitar os laços que de união com a instituição, fornecer pequenos princípios orientadores para uma educação construtiva, ou seja, apoiar e tornar saudável o crescimento das crianças, para que elas sejam autónomas (no estudo, na vida) e com respeito por elas próprias e pelos outros.
É, ainda, objetivo destes encontros abrir um espaço de partilhas e esclarecimento de dúvidas.
A primeira destas palestras decorrerá dia 21 (sexta feira) pelas 21h no Colégio de Línguas e será dedicada ao bullying – nome associado a situações de violência, física, verbal ou psicológica intencional e repetida sobre uma determinada criança, jovem (ou até mesmo adulto) durante um largo período de tempo e cujas consequências, para as vítimas, são gravíssimas – medo, perda de autoestima, consequentemente isolamento, insucesso escolar podendo surgir também, situações de desespero total que levam ao suicídio.
Nesta palestra será abordado o bullying entre crianças e adolescentes, bem como as suas definições, causas e consequências. Serão igualmente discutidos os desafios que a sociedade tem que enfrentar para combater esta forma de violência nas escolas. Para o próximo ano temos, os temas a abordar nestes encontros, serão os seguintes: em fevereiro a palestra será dedicada à aprendizagem, em março discutir-se-ão estratégias para a construção de uma autoestima saudável, para maio propõe-se uma abordagem sobre a importância da gestão das emoções no relacionamento com os outros (em particular com as crianças) e, finalmente, em junho falar-se-á sobre sexualidade e afetos.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.