Comemoração dos 500 Anos do Foral de Covas

Folha do Centro - Comemoração dos 500 Anos do Foral de Covas

Comemorou-se, no passado dia 15 de março, os 500 anos da atribuição do Foral de Covas, com uma representação teatral, pelo Grupo de Teatro Viv’Arte, anunciando-se o outorgamento do Foral. Os homens bons do lugar foram convocados para a redação dos termos, o emissário d’El-Rei apresentou as condições e o tabelião fez o primeiro assentamento. Em seguida o povo foi em cortejo até à sede da Junta de Freguesia, onde foi descerrada uma placa comemorativa da efeméride.

O Presidente da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, João Nuno Brito, agradeceu a presença de todos, salientando a participação da Associação Juvenil Percelad’arte e do Grupo de Jovens de Vila Nova de Oliveirinha como participantes nesta recriação histórica, “tornando-se assim numa forma mais fácil de nos integrarmos no espirito da época”. Referiu que esta é a prova em como através da cultura se pode enriquecer os conhecimentos do passado, perpetuando o momento para que as próximas gerações possam, tal como nós, relembrar e celebrar este momento importante para a história da freguesia. Terminou agradecendo à autarquia a iniciativa de celebrar estes 500 anos dos Forais Manuelinos no Concelho de Tábua.

A terminar, usou da palavra o Presidente da Câmara Municipal, Mário Loureiro, referindo que é com grande honra que participa na comemoração dos 500 anos do Foral de Covas, salientando que esta é uma forma de honrar os antepassados e parabenizando a população de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, por se terem associado a esta celebração.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.