Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Oliveira do Hospital

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove o lançamento do livro “Foral de Oliveira do Hospital e o seu contexto histórico” da autoria de António José Rodrigues Gonçalves, no próximo dia 1 de março, sábado. A apresentação do livro decorrerá na Casa da Cultura César Oliveira a partir das 15h00. Haverá ainda um momento musical com a participação do Coral Poliphónico do Alva que irá interpretar cinco temas do século XVI.

O livro aborda a temática da carta de foral que foi outorgada a Oliveira do Hospital por D. Manuel I em 27 de fevereiro de 1514. António J. Rodrigues Gonçalves, nasceu em Avô, licenciou-se em Direito e exerceu funções nos CTT – Correios de Portugal, S. A. e noutras instituições. É membro da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital desde 1997 e conta com várias obras publicadas, entre elas “A Vila de Avô, os Concelhos e a História de Portugal”.

Também a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital irá assinalar a efeméride com a dinamização da exposição “O Foral de Oliveira do Hospital – 500 anos de história”. A inauguração está agendada para o próximo dia 27 de fevereiro, pelas 15:30 horas, precisamente no dia de que é datado o foral que D. Manuel I concedeu a Oliveira do Hospital. A exposição é organizada pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com o Grupo Disciplinar de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e ficará patente até 17 de março.

A carta de foral foi um documento real usado em Portugal entre os séculos XII e XVI que regulava, entre outros aspetos, os impostos e multas a pagar. D. Manuel I, o Venturoso ordenou que se realizasse a reforma dos primeiros forais para Forais Novos ou Manuelinos que procuraram integrar uma uniformização e sistematização.

Ao longo de 2014 o concelho de Oliveira do Hospital irá assinalar os 500 anos destes documentos que foram outorgados às freguesias que outrora foram sede de concelho, sendo que as comemorações serão dinamizadas pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Serão promovidas diversas atividades comemorativas como a utilização de um logótipo e colocação de um pendão alusivo nas fachadas das igrejas; publicação de livros, organização de palestras e exposições temáticas; recriação da entrega dos forais manuelinos; concertos musicais e colocação de placas comemorativas.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.