Conferência com historiadora em Oliveira do Hospital

Folha do Centro - Conferência com historiadora em Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 20 de janeiro, vai realizar-se em Oliveira do Hospital uma conferência subordinada ao tema “A cidade de Coimbra na Idade Média. Olhares sobre o território, a população e as instituições eclesiásticas” pela historiadora Maria Amélia Álvaro de Campos. A sessão terá lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital com início às 14H30.

O Município de Oliveira do Hospital é parceiro nesta organização da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital através de uma das suas docentes, Paula Frade também investigadora do IELT/Universidade Nova de Lisboa.

A conferência é dedicada a Coimbra, que desde os finais da romanização, foi sede de uma diocese e cabeça de um território que se estendia da encosta ocidental da Serra da Estrela até ao mar. De acordo com a historiadora e investigadora Maria Amélia Álvaro de Campos, na conferência “apresentar-se-á uma visão global desta cidade, desde o período da transferência de D. Afonso Henriques para Coimbra (1128) até ao desaparecimento do Infante D. Pedro, primeiro duque de Coimbra (1449) ” e a partir da apresentação da informação resultante da investigação histórica e da historiografia da cidade “procurar-se-á fomentar a reflexão e o debate sobre um núcleo urbano que tutelava a jurisdição laica e eclesiástica do território onde se inseria grande parte do atual concelho de Oliveira do Hospital”.

Maria Amélia Álvaro de Campos é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em História da Idade Média. Atualmente desenvolve o projeto de pós-doutoramento “Territórios, sociedades e religiões: redes paroquiais numa cidade medieval europeia. O caso de Coimbra”. Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo da cidade de Coimbra, séculos XII-XV, e conta com várias publicações.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.