Conferência “Desporto em Debate” abordou a importância da formação na competição

Folha do Centro - Conferência “Desporto em Debate” abordou a importância  da formação na competição

No passado dia 11 de abril decorreu a segunda sessão do ciclo de conferências “Desporto em Debate” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com os vários clubes e associações desportivas do concelho.

Este segundo encontro, organizado conjuntamente com o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), e as suas secções de Futebol e Hóquei em Patins, abordou o tema “Da Formação à Competição” e voltou a contar com a plateia da Casa da Cultura César Oliveira repleta para ouvir os contributos do painel de oradores de reputada experiência.

Na abertura da sessão que “pretende dar continuidade à vasta panóplia de temas relacionados com o desporto”, Nuno Ribeiro, vereador do Desporto, sublinhou o “importante papel das instituições desportivas”. Para o responsável é importante “chamar para a comunidade tudo o que as associações desportivas nos podem dar e as mais valias que têm”, nomeadamente ao nível dos recursos físicos e humanos, que podem “contribuir para que o desporto no nosso concelho possa evoluir”.

“É bom que tenhamos estes debates para espevitar a comunidade e as pessoas ligadas ao desporto”, considerou Rui Monteiro que manifestou a disponibilidade do clube para estas iniciativas. A representar a direção do FCOH, este dirigente congratulou-se pelo tema escolhido para esta sessão, “o tema que mais sentido faz que seja abordado nestes debates”, convicto de que no final, “sairemos melhor desta conferência. E o desporto só terá a ganhar”.

Visivelmente satisfeito “por ver esta sala quase cheia, o que é um sinal que o tema é bom e o painel de oradores é excelente”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deixou algumas ideias para o debate. “Hoje há uma robotização do desporto e dos atletas”, afirmou José Carlos Alexandrino que vê, nomeadamente nas camadas jovens “uma grande pressão sem lugar à criatividade”. “Há uma pressão enorme de vitórias, mesmo nas camadas de formação, mas o objetivo devia ser deixar crescer os talentos”, disse. Antevendo uma noite repleta de importantes contributos dos oradores que contam com um “currículo vastíssimo em diferentes áreas”, o presidente da Câmara afirmou, “quem está aqui vai dar o tempo por bem empregue. São oradores com muita experiência na área da formação e que podem trazer-nos depoimentos vivos e reais da realidade”.

Nesta sessão estiveram presentes: Carlos Pereira, ex-treinador do Sporting Clube de Portugal que abordou o tema “Pré-requisitos para o alto rendimento”; Luís Sénica, selecionador Nacional de Hóquei em Patins – Seniores Masculinos, com uma abordagem “Da formação à competição – um processo a longo prazo”; José Carlos Novais Lima, coordenador do Plano Nacional para a Ética no Desporto, que veio falar sobre a “escola paralela” que deve ser o desporto enquanto exemplo educativo para os valores; e Aurélio Pereira, coordenador do Departamento de Recrutamento e Formação do Sporting Clube de Portugal, com o tema “Um trajeto e os seus princípios orientadores”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.