Conselho Municipal da Juventude na Assembleia da República

Folha do Centro - Conselho Municipal da Juventude na Assembleia da República

O Conselho Municipal da Juventude do Município de Tábua visitou, no passado dia 28 de Março, a Assembleia da República, iniciativa que surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Juventude.

A comitiva, de cerca de 50 pessoas (constituída por jovens e representantes dos membros deste órgão consultivo), puderam assistir a uma Sessão Plenária, seguida de uma visita guiada pelas instalações, apadrinhada pelo Dr. Rui Duarte, Deputado da Assembleia da República, e onde também marcaram presença as Senhoras Deputadas, Dra. Rita Rato e Dra. Ana Oliveira.

Esta iniciativa inserida no Plano de Atividades do Conselho Municipal da Juventude, teve como objetivos: reconhecer a Assembleia da República enquanto instituição que representa todos os cidadãos portugueses, identificar e compreender o estatuto, funcionamento e organização dos Órgãos de Soberania, nomeadamente no que respeita às suas competências políticas e legislativas, consolidar conhecimentos sobre as relações histórico-diplomáticas inerentes à Assembleia da República no plano das Relações Internacionais, e promover uma cultura responsável de cidadania baseada numa visão próxima e credível da atividade política enquanto tal.

No final da viagem, o Senhor Vereador e Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Dr. Ricardo Cruz, salientou a sua satisfação, pela concretização do principal objetivo desta viagem, onde os jovens participantes conseguiram fundamentar a estruturação de uma reflexão pessoal, crítica e valorativa, no sentido de promover uma efetiva mudança de atitudes mediante um distanciamento crítico que permita uma análise fundamentada do vivido. Referiu ainda, que só desta forma, acreditamos, poderá ser anulado ou minimizado o atual e profundo divórcio entre os jovens e a política.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.