Corso carnavalesco das escolas voltou a surpreender pela originalidade

Folha do Centro - Corso carnavalesco das escolas voltou a surpreender pela originalidade

1500 crianças e jovens desfilaram “culturas do Mundo” em Oliveira do Hospital.

Mais de 1500 figurantes, entre crianças, professores e auxiliares de educação de todas as escolas do concelho, e IPSS´s desfilaram, esta sexta-feira, pelas ruas da cidade oliveirense, numa iniciativa do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital que este ano “trabalhou” o tema “Culturas do Mundo”.

Ao todo participaram no corso carnavalesco 24 estabelecimentos de ensino, para além de crianças e jovens utentes de IPSS’s concelhias como a ARCIAL, Fundação Aurélio Amaro Diniz, Obra D. Josefina da Fonseca, Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira e Centro Social de Aldeia das Dez, que desfilou pela primeira vez este ano.

Num desfile que surpreendeu uma vez pela originalidade e qualidade dos trajes, mas também pelo ambiente contagiante proporcionado por crianças e educadores, Artur Abreu, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital assinalou, com nota positiva, mais este evento, onde estiveram representados todos os continentes e povos do mundo e as suas culturas.

Também o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino elogiou a forma como decorreu o evento, assim como o tema escolhido, que “não podia ser mais atual nos dias de hoje” chamando a atenção para temas como a inclusão e a descriminação racial e religiosa. Um desfile que se realiza sempre na sexta-feira anterior ao carnaval e que é já uma tradição na cidade, abrindo assim um de conjunto de festas carnavalescas que até terça-feira prometem animar o concelho, nomeadamente em Nogueira do Cravo, Lagares da Beira e, este ano, pela primeira vez, em Seixo da Beira, com os já tradicionais corsos de carnaval onde não falta a sátira política e social.

No desfile das escolas participaram diversos carros alegóricos, dois dos quais provenientes de Lagares da Beira e de Nogueira do Cravo, que funcionaram precisamente como um convite para os desfiles que vão animar estas duas localidades nos dia 26 e 28 de fevereiro, prometendo mobilizar largas centenas de foliões.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.