Crianças dramatizam “A História da Carochinha” na Biblioteca Municipal

Folha do Centro - Crianças dramatizam “A História da Carochinha” na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dinamizar junto das crianças a dramatização da “História da Carochinha”. Esta atividade, realizada pela equipa do serviço educativo da Ludoteca, compreende dois momentos que se complementam. Num primeiro momento é lido este conto tradicional infantil e que é sobejamente conhecido por todas as gerações, tendo por base o livro de Luísa Ducla Soares.

Segue-se depois um momento de dramatização da história em que cada uma das crianças do grupo participante veste o papel de uma personagem da “História da Carochinha”. Num instante, o cenário instalado na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital é invadido por uma “carochinha que é rica e muito bonitinha” que após encontrar uma moeda vai colocar-se à janela para escolher o futuro marido. E por ali vão passando muitos animais, como o cão, o burro, o porco, o coelho, entre tantos outros, mas nenhum preenche os requisitos da insatisfeita Carochinha que “melhor marido quer arranjar”. Já quando perdia a esperança de encontrar um marido que fosse um bom partido, surge o João Ratão. E a história continua com várias peripécias mas no final, tudo acaba bem e vivem felizes para sempre.

Com o envolvimento nesta dramatização as crianças têm a oportunidade de experimentar e conhecer os seus limites, expressando-se e reforçando a sua autoestima, criatividade e imaginação. É a através da expressão dramática que se possibilita a cada uma das crianças um momento para exprimir os seus sentimentos, ideias e emoções. Além disso permite que a criança transfira para os personagens os seus problemas e essa libertação em modo “faz de conta” contribui para a resolução das suas dificuldades, por exemplo, de ajustamento e de integração no grupo.

A participação nesta atividade promovida pelo serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital tem como objetivos desenvolver a expressividade a partir da capacidade de imaginação; mimar atitudes, gestos e ações; improvisar a partir de uma história simples; comunicar através da expressão corporal e verbal; participar na criação oral de histórias ou sua adaptação; relacionar-se e comunicar com os outros. Essas atividades promovem a confiança, a imaginação, a troca de ideias e a interação social.

A atividade está sujeita a marcação prévia que deve ser efetuada presencialmente na Biblioteca, por e-mail – [email protected] – ou através do telefone 238 692376.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.