Debate “Psicologia Desportiva” teve casa cheia

Folha do Centro - Debate “Psicologia Desportiva” teve casa cheia

O primeiro debate do ciclo de conferências “Desporto em Debate” dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no passado dia 24 de janeiro, teve casa cheia. A primeira sessão foi realizada conjuntamente com a Associação Desportiva Nogueirense, sendo que a iniciativa resulta de uma parceria estabelecida com os clubes e associações desportivas do concelho.

Neste “pontapé de saída” a escolha recaiu sobre a “Psicologia Desportiva”, tema que o riquíssimo painel de oradores abordou perante o olhar atento do público presente na Casa da Cultura. Moderado por Vítor Silva, psicólogo e treinador das camadas jovens da A.D. Nogueirense, o encontro contou com os contributos de Jorge Silvério, um dos psicólogos do desporto mais conceituados em Portugal; de Ana Carina Moisão, psicóloga clínica e desportiva, e de Pedro Roma, ex-guarda redes da Académica e Benfica.

Com a realização deste ciclo de conferências, que abordará várias temáticas relacionadas com o desporto nas diversas modalidades, a autarquia pretende reforçar o papel ativo das instituições desportivas na divulgação e promoção do desporto e fomentar uma maior interação com a comunidade, como adiantou Nuno Ribeiro, vereador do Desporto na abertura deste primeiro encontro.

“Os clubes e as associações desportivas foram desafiados a saírem dos seus locais de prática desportiva habitual para partilhar os seus saberes e recursos com a comunidade”, afirmou o responsável que defendeu que no desporto “devemos fomentar a nossa formação e atualização de conhecimentos para enriquecer a nossa prática”.

“Estamos orgulhosos do vasto património desportivo que temos no concelho de Oliveira do Hospital e penso que debater o desporto será uma mais valia para todos nós”, disse o vereador do Desporto. Nuno Ribeiro considerou ainda que a “psicologia no desporto abrange todas as modalidades” e sobre o tema que esteve em cima da mesa naquela noite, disse contar com os contributos dos especialistas presentes, com a certeza de que “o treino desportivo não é apenas a parte técnica e a parte física mas um conjunto de apetências que todos nós devemos saber trabalhar”.

Em nome da A.D. Nogueirense, Joaquim Fernandes reiterou a disponibilidade do clube para ser parceiro nestas iniciativas. “O Nogueirense é do concelho e para o concelho e quer estar convosco”, afirmou, congratulando o “elenco da Câmara Municipal pelo trabalho realizado no sentido de promover os melhores interesses no desporto, nomeadamente no futebol, para cada vez mais engrandecer aquilo que é o nosso concelho no âmbito regional, distrital e nacional”. “Apreciamos a forma como o senhor presidente da Câmara está ao lado das associações e dos clubes”, frisou Joaquim Fernandes.

Satisfeito por encontrar uma “sala cheia” atraída pelo tema em discussão e “também porque temos um excelente painel de preletores presentes”, o presidente da Câmara Municipal salientou que Oliveira do Hospital é um “concelho rico no desporto e pelo conjunto de modalidades que nós temos”.

“Somos ricos nesta diversidade que é um motivo de orgulho e nos torna um concelho diferente”, afirmou José Carlos Alexandrino, lembrando as vitórias conquistadas em muitas modalidades pelos clubes oliveirenses, ao passo que aproveitou para “prestar homenagem a todos os que trabalham em prol do desporto e do associativismo em Oliveira do Hospital”. Neste encontro, o presidente da autarquia reiterou a continuidade do apoio ao desporto, mas observou que “será preciso fazer reajustamentos”. “Não estou disponível para que os clubes fiquem sem apoio porque para competirem num determinado nível têm de ter apoios que lhe deem essa dignidade”, sublinhou.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.