Desemprego bate novos recordes no início de 2013

Folha do Centro - Desemprego bate novos recordes no início de 2013

Em janeiro havia 1261 pessoas inscritas no Centro de Emprego.

Os números do desemprego no concelho de Oliveira do Hospital atingiram novos recordes no inicio deste ano, com um total de 1261 pessoas sem emprego. Depois de ter terminado o ano com uma taxa “histórica”, com 1157 inscritos no Centro de Emprego, o primeiro mês do ano veio a acentuar a tendência, que aliás é nacional, de aumento do número de desempregados no concelho.
Uma subida que se reflecte em ambos os sexos, com o desemprego masculino a andar praticamente a par do feminino, o que é uma consequência da crise que se vive em sectores como a construção civil e em indústrias com mão de obra ocupada maioritariamente por homens. No total, em janeiro havia 638 homens e 623 mulheres desempregados, o que significa também que a “tendência” do último ano, em que se registou um aumento da procura de mão de obra feminina por parte do sector das confecções, não chega para absorver a oferta disponível.
Comparativamente ao mês homologo de 2012, os números do desemprego no concelho oliveirense registam assim uma subida galopante, com mais 1260 pessoas sem emprego que há um ano atrás, quando ultrapassou pela primeira vez a “barreira” dos mil desempregados. Não menos preocupante é o facto de, de acordo com os números do Centro de Emprego, mais de 60% dos desempregados se encontrar nesta situação há mais de um ano, o que quer dizer que apesar de todos os esforços e medidas locais de apoio à empregabilidade, o mercado de trabalho não está a conseguir “responder” à procura, que se vem acentuando a cada mês que passa.
A perspectiva de abertura de uma nova fábrica de confecções, nas instalações da antiga Fabriconfex, nos próximos meses, poderá, todavia, criar uma nova esperança, pelo menos para algumas dezenas de mulheres desempregadas, prevendo-se a criação, numa primeira fase, de cerca de 70 postos de trabalho.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.