EPTOLIVA aprova por unanimidade Plano de Atividades e Orçamento

Eptoliva aniversário

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades e o orçamento da Associação, instrumentos fundamentais para o sucesso do projeto educativo da EPTOLIVA.

Na reunião realizada na sede da EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, que contou com uma significativa participação dos seus associados, o Presidente da ADEPTOLIVA, Daniel Costa, congratulou-se com o elevado número de jovens que mais uma vez escolheu a EPTOLIVA para continuar os seus estudos, registando uma população escolar de 200 alunos distribuídos por 15 cursos profissionais, destacando também a enorme evolução positiva  das taxas de sucesso escolar e empregabilidade, bem como o índice de diplomados que prosseguiram estudos no ensino superior, que superaram os resultados previstos.

Foi, igualmente, destacado, o excelente desempenho financeiro, no que concerne ao ano letivo anterior, permitindo a obtenção de um saldo positivo, em consequência de um trabalho sério e uma gestão equilibrada, rigorosa e transparente que tem caracterizado a escola nestes últimos anos. Essa foi a base para a aprovação, por unanimidade, do novo orçamento, cujo objetivo principal é a sustentabilidade financeira e pedagógica da ADEPTOLIVA, com um claro investimento na melhoria das condições de ensino/aprendizagem da EPTOLIVA.  O ambicioso plano anual de atividades da EPTOLIVA, aprovado por unanimidade, constitui uma ferramenta fundamental na promoção da qualidade do ensino que a Escola ministra, tal é a diversidade das atividades propostas, focadas nos alunos e na sua formação profissional futura, essencialmente viradas para o mundo real e para a comunidade da região. O Presidente da ADEPTOLIVA aludiu às inúmeras atividades a desenvolver em 2019, destacando o Ciclo de Conferências EPTO-FUTUROS, o Projeto Eco-Escolas,  o Projeto EPTORÁDIO como instrumento pedagógico de divulgação e difusão da comunicação e o Programa ERASMUS+, que tem promovido a internacionalização da EPTOLIVA através de intercâmbios e mobilidade dos alunos para a realização de estágios em países da Comunidade Europeia.

Foi também salientada a dinâmica da EPTOLIVA, que participou e venceu vários projetos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia no ano de 2018, razão pela qual a EPTOLIVA continuará a apostar no empreendedorismo como ferramenta estratégica e fundamental de interface Educação/Formação/Inserção no mercado de trabalho e em projetos sociais e culturais dinamizados pelos Municípios de Tábua e Oliveira do Hospital. Para o efeito, a recente aprovação da candidatura da EPTOLIVA na integração da Rede de Clubes de Ciência Viva, através do Projeto OSOS – “Open Schools for Open Societies”, a concepção de uma “Sala de Aula do Futuro”, e o estabelecimento de parcerias e protocolos científicos com plataformas de desenvolvimento e entidades de ensino superior, visam promover a divulgação de boas práticas e o desenvolvimento de projetos multidisciplinares relevantes para o território.

Após a referência ao Ranking das Escolas que posicionou a EPTOLIVA como a melhor escola do distrito de Coimbra e a terceira melhor do País, José Francisco Rolo, que presidiu a esta Assembleia, propôs um voto de reconhecimento e louvor, ao trabalho desenvolvido na EPTOLIVA, e em particular à visão estratégica de quem a dirige, referindo que “(…) uma escola dinâmica, criativa, com responsabilidade social e ambiental, que promove a ciência e a internacionalização das suas práticas (…) é um orgulho para a Região Centro, para os Promotores e Associados que têm consolidado o seu apoio neste projecto educativo, bem como para os seus professores, funcionários e alunos que diariamente constroem a história deste êxito que é a EPTOLIVA”.

O Presidente da ADEPTOLIVA agradeceu a constante colaboração e empenho dos Municípios de Oliveira do Hospital e de Tábua, nas pessoas dos respetivos Presidentes, Prof. José Carlos Alexandrino e Sr. Mário Loureiro, como também de todos os membros da Direção, Dr. Ricardo Cruz, Profª. Graça Silva e Dr. António Oliveira, cujo trabalho de equipa tem sido fundamental para a concretização do projeto educativo da Escola Profissional, desafiando, quer a Direção da ADEPTOLIVA, quer a Direção da EPTOLIVA, a continuarem a trilhar o caminho de afirmação da EPTOLIVA como a grande Escola Profissional da Região.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.