Eptoliva debate alterações climáticas com Parlamento dos Jovens

Eptoliva debate alterações climáticas com Parlamento dos Jovens

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário, este ano subordinado ao tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, promoveu uma ação/debate, recebendo, no dia 21 de janeiro, Fátima Ramos, deputada da Assembleia da República do Circulo Eleitoral de Coimbra.

A sessão contou, também, com a participação de Daniel Costa, presidente da ADEPTOLIVA, da professora Ana Alves, responsável e moderadora deste debate escolar e da professora Cláudia Carvalho, enquanto coordenadora do Projeto Eco-Escola, dando especial enfoque às iniciativas diárias de educação ambiental que podem contribuir para a reversão do fenómeno do aquecimento global. De referir que a EPTOLIVA tem levado a cabo algumas atividades que se enquadram nesta problemática, nomeadamente a eliminação de copos de plástico na escola e a adoção da Eco-garrafa, ações de reflorestação, controlo de invasoras (arrancada de eucaliptos e acácias), limpeza de floresta, entre outras.

Com este desafio que, este ano, procura soluções para um dilema que nos afeta a todos, as inevitáveis alterações climáticas, são 15 os alunos candidatos a deputados da EPTOLIVA que decidiram, nesta conjuntura, dar resposta a este desafio. Neste sentido, Daniel Costa, atenta o Parlamento dos Jovens, como uma importante estratégia de educar as futuras sociedades, já que, a escola se constitui como o principal contexto de aprendizagem e exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade. Deixou também a certeza de que a EPTOLIVA organizará um dia com a comunidade, para apresentar medidas concretas e sensibilizar para as alterações climáticas. Fortalecer a consciência cívica e crítica dos alunos é, por isso, preparar a sociedade que queremos e a participação massiva desta, no conseguimento de soluções para os seus problemas.

Esta iniciativa surgiu, igualmente, como uma oportunidade para que a parlamentar, Fátima Ramos, explicasse o funcionamento da Assembleia da República, tendo dirigido um convite à EPTOLIVA para uma visita a este órgão de soberania nacional.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.