EPTOLIVA – gratidão, reconhecimento e confiança marcam 28º aniversário de uma escola vencedora

eptoliva aniversario1

eptoliva aniversario6 eptoliva aniversario5 eptoliva aniversario4 eptoliva aniversario3eptoliva aniversario2A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil comemorou o seu 28.º Aniversário, com uma cerimónia de entrega de diplomas e prémios aos alunos cujas competências e atitudes reveladas ao nível pessoal, escolar, profissional e social se distinguiram e consolidaram aafirmação desta instituição educacional como entidade de referência no ensino profissional.

Sob o dístico de uma “Escola Vencedora”, Daniel Costa, presidente da EPTOLIVA, começou por recordar aqueles que, há 28 anos atrás, foram os fundadores desta escola, César Oliveira, Ivo Portela e Maria Antónia Matos, dedicando a estes e a todos os que lhes deram continuidade, o seu reconhecimento pelo longo e meritório percurso desta escola profissional.

«Esta é uma Escola Vencedora, não porque vence prémios! Mas porque no dia-a-dia trabalha para que os alunos sejam vencedores para a vida!»como aludiu Daniel Costa. «A EPTOLIVA tem sabido valorizar o ensino profissional porque soube quebrar o mito de que a via profissionalizante não é mais o parente pobre da Educação. Hoje em dia, cada vez mais, os alunos têm consciência que o ensino profissional é uma alternativa muito válida para o seu percurso escolar». Por isso, a exigência na qualidade da formação e os sucessos alcançados na EPTOLIVA têm sabido convencer alunos, pais, encarregados de educação, empresários e os cerca de 70 promotores desta comunidade educativa, a escolher e a previligiar este projeto educacional, e a fazer parte deste compromisso de sucesso que é a EPTOLIVA.

E porque os números também refletem o reconhecimento de uma escola vencedora «hoje temos uma escola com a maior população escolar de sempre, que iniciou este ano escolar, recebendo cerca de 100 novos alunos», comoreferiu Daniel Costa, deixando um agradecimento aos alunos pela preferência e ingresso nesta escola de sucesso, e a promessa de continuar a registar as melhores taxas de conclusão, empregabilidade e ingresso no ensino superior que, actualmente, se situam acima da média nacional. A inovação e o empreendedorismo são hoje uma aposta estratégica da EPTOLIVA, porque é um forma eficaz de motivar a aprendizagem e o sucesso dos alunos. «Nos últimos cinco anos, conquistámos mais de 60 prémios locais, nacionais e internacionais», um resultado revelador do êxito dos alunos, a quem publicamente, Daniel Costa, deixou um muito obrigado por terem sabido levar bem longe o nome da escola, dos municípios de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, e do País.

No ano em que a EPTOLIVA celebra o seu 28.º aniversário, cerca de 230 alunos distribuídos em 18 cursos profissionais completam a sua maior população escolar de sempre. Isso ficou bem evidente na cerimónia, realizada no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, completamente lotado, e onde marcaram presença várias entidades parceiras tais como os Municípios de Tábua e Oliveira do Hospital, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Instituto de Emprego e Formação Profissional de Arganil, Promotores da escola, Juntas de Freguesia entre outras. Cerca de 200 pessoas quiseram testemunhar esta comemoração onde foram entregues os diplomas aos alunos finalistas num momento que marca o início de uma nova etapa nas suas vidas profissionais. Também o mérito escolar, a assiduidade, o ingresso em instituições de ensino superior, a valorização e o reconhecimento no desempenho em áreas artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas aos alunos que, durante o ano letivo passado, alcançaram prémios, menções e distinções em concursos, projetos e atividades a nível local, nacional e internacional foram distinguidos e premiados.

Destaque também, para o “Prémio de Mérito e Excelência Fundação Sarah Beirão”, prémio de 500 euros generosamente concedido por esta entidade promotora, a quatro alunos do Pólo de Tábua, como forma de reconhecimento e respeito à promoção da educação e empreendedorismo, e entregues na presença do presidente do Conselho de Administração, Dr. Sérgio Cunha Velho.

A cerimónia contou ainda com as intervenções do vice presidente da CCDRC, Dr. António Veiga Simão que destacou o papel da formação profissional no contexto das políticas de desenvolvimento territorial, realçando o contributo desta escola cuja formação é reconhecida de excelência.

O Vice-Presidente do Município de Tábua e membro da Direção da ADEPTOLIVA, Dr. Ricardo Cruz, reforçou o papel que a EPTOLIVA tem desempenhado para a formação dos jovens dos territórios da Beira Serra, sendo hoje um projeto de referência no Ensino Profissional.

José Francisco Rolo, Vice-Presidente do Município de Oliveira do Hospital e Presidente da Assembleia da ADEPTOLIVA afirmou que se revê no caminho que tem sido trilhado pela EPTOLIVA, enaltecendo a visão estratégica dos Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua na constituição desta escola profissional cuja sinergia possibilitou até aos dias de hoje, um instrumento de capacitação para o desenvolvimento desta região.

«Esta é uma escola que não trabalha só para o presente, trabalha de olhos postos no futuro. Por isso, o trabalho feito, não é trabalho terminado!» afirmou Daniel Costa, que garantiu que «decorridos estes vinte e oito anos, continuaremos a trabalhar para que a EPTOLIVA continue na senda do sucesso».

Finda a cerimónia, foi servido um jantar volante de produtos endógenos confecionado pelo curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria em funcionamento no Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.