Eptoliva – melhor escola profissional do país no Congresso Nacional Cientistas em Ação

Cientistas em acao1

Cientistas em acao2Decorreu nos dias 19, 20 e 21 de abril, o XIII Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, uma iniciativa do Centro Ciência Viva de Estremoz, Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e Instituto de Ciências da Terra, em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, que objetiva fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação de ideias empreendedoras à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

Neste colóquio nacional que envolveu cerca de 250 alunos dos ensinos básico e secundário e 25 escolas nacionais, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, representada pela docente Honorata Pereira e os alunos João Santos e Francisco Borges, classificou-se em 3º lugar com o projeto “Match Point”. Este resultado permitiu assim obter a melhor classificação entre todas as escolas profissionais do País. O conteúdo científico, a originalidade, a comunicação teórica e a apresentação experimental, foram os critérios que levaram o júri a esta distinção. Para além deste, mais 7 projetos da autoria de 15 alunos estiveram em exposição neste concurso, atestando à EPTOLIVA a Escola com maior representatividade de trabalhos empreendedores.

Extremamente satisfeito por mais esta distinção, Daniel Costa, Presidente da Direção da ADEPTOLIVA, “considera que promover o espírito científico dos jovens, através da realização de projetos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade tem vindo a ser a estratégia pedagógica traçada pela Direção, na implementação da cultura científica e técnica do empreendedorismo, como ferramenta e metodologia prioritária na formação profissional e social dos alunos da EPTOLIVA. Hoje a EPTOLIVA é uma escola diferente e diferenciadora, sendo um claro exemplo de boas práticas na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, conhecida e reconhecida a nível local, regional, nacional e europeu, pelo trabalho conjunto de professores, alunos e comunidade educativa, na tarefa de formar verdadeiros futuros.”

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.