Feira do Livro de Oliveira do Hospital voltou a animar centro da cidade

feira do livro 1

Durante  quatro dias Largo Ribeiro do Amaral encheu-se de atividades alusivas ao livro e à leitura.

O Município de Oliveira do Hospital promoveu mais uma edição da Feira do Livro, entre os dias 26 a 29 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral. Durante estes quatro dias, o certame voltou a proporcionar várias atividades que complementaram a oferta das livrarias e papelarias da cidade que marcaram presença, bem como das diferentes editoras representadas.

Como já é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias foi dedicado a um público específico, proporcionando atividades direcionadas aos diferentes públicos, num claro incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural proporcionada pela programação do certame. A realização deste evento representou também um incentivo às compras no comércio local sendo que as bancas presentes praticaram um desconto de 20%.

Francisco Moita Flores foi o autor convidado para a abertura do certame, tendo apresentado o seu recente livro “O Mistério Caso de Campolide”, havendo ainda uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen através de uma exposição biográfica multimédia e dramatização do seu conto “Retrato de Mónica”.

No dia 27 de maio, a programação foi dedicada aos alunos do 2.º e 3.º CEB e do Secundário que abriu com a dramatização do conto “Retrato de Mónica”, encenação de José Carlos Completo e representação pela equipa das Bibliotecas Públicas Municipais. Alunos dos cursos da Eptoliva dinamizaram várias iniciativas como leitura de poemas de Camões; textos da poetisa Sophia; e exposição “Fotografar a Ler”. Entidades como a Biblioteca Municipal da Sertã (“Manifesto Anti-Leitura” de José Fanha e “Auto da Vida e da Morte” de António Aleixo); a Quinta S. José Residência Sénior (peça de teatro “Abram alas para a alegria”); e várias IPSS concelhias  tiveram também oportunidade de dinamizar diversas atividades.

“Dia 15” foi o livro do dia, uma edição da Rádio Boa Nova, cuja apresentação decorreu pelas 15H00. Destaque ainda para o showcooking “Cozinha Sustentável – Poupar mais Comer melhor” com o chef João Quaresma, no âmbito do Dia da Gastronomia Portuguesa, e a final do Concurso de Leitura em Voz Alta, com alunos do AEOH .

feira do livro 2No dia dedicado ao 1.º CEB (28 de maio) marcou presença a autora Carmen Zita Ferreira que fez uma leitura encenada do seu livro “Roubar ao Mar”. Numa programação pensada para os mais novos houve ainda “Livros em Movimento” com jogos tradicionais com livros; a “Melodia das Letras” pelas Bibliotecas; hora do conto e ainda a inauguração da exposição dos trabalhos realizados no âmbito da AEC “Oficina do Território”.

Ao final da tarde, houve sessão de entrega dos diplomas do Centro Qualifica do AEOH e um showcooking para crianças com a colaboração da Arcial. Às 20H30, os autores concelhios Alice Gouveia, Lucinda Maria e Rodrigues Gonçalves juntaram-se numa mesa redonda para apresentar os seus mais recentes livros, seguindo-se a atuação do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.

O último dia da Feira do Livro foi dedicado ao pré-escolar e a escritora Carmen Zita Ferreira fez a leitura encenada da sua obra “Dois Dedos de Conversa”. Jogos tradicionais “Livros em Movimento; hora do conto com “Estórias de Encantar” com a colaboração da Biblioteca Municipal de Cascais e a exposição “Brinquedos com materiais reciclados”, elaborados pelos pais/encarregados de educação da Casa da Obra fizeram as delícias dos mais pequeninos.       Destaque ainda para o Clube de Leitura em Voz Alta infantil – Vem brincar ao teatro com José Carlos Completo e a oficina de expressão plástica infanto-juvenil a cargo de Rosalinde Shön. Um showcooking com o Restaurante Olea do Museu do Azeite e respetiva apresentação do livro “O Azeite a Oliveira ao longo do tempo”; atuação do grupo Cantares Melodias do Campo, e a realização da 2.ª caminhada “O que nos liga”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro”  completaram a programação deste último dia do certame. Ao longo dos quatro dias, destaque para as diversas oficinas experimentais para crianças e famílias, jogos de tabuleiro, oficinas temáticas, pinturas faciais e modelagem de balões, momentos de animação de rua, serviço de cafetaria, entre outros, que complementam a programação da Feira do Livro.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.