Feira do Pão, Bolos e Bolas já vai na sétima edição

Folha do Centro - Feira do Pão, Bolos e Bolas já vai na sétima edição

Seixo da Beira voltou a pôr a mão na massa dando a provar sabores de outros tempos.

Seixo da Beira voltou a pôr a “mão na massa” para dar a provar sabores de outros tempos, naquela que foi, no passado fim de semana, a sétima edição da Feira do Pão, Bolos e Bolas. Durante dois dias, as iguarias gastronómicas típicas daquela freguesia foram o centro das atenções, numa festa que ofereceu também uma forte componente cultural de raiz popular.
As apetitosas bolas de carne e bacalhau, acabadas de sair dos fornos de lenha voltaram a ser a mais procuradas durante esta feira, mas também o pão caseiro e o bolo tradicional da Páscoa, bem típico de Seixo da Beira.
No recinto do Parque Nossa Senhora da Estrela a oferta não se resumiu todavia à componente gastronómica, sendo complementada com as atuações de vários grupos culturais do concelho e de outros conjuntos musicais, e com a presença de três dezenas de expositores de artesanato e produtos locais.
A crescer de ano para ano, esta Feira é visitada por cada vez mais pessoas, o que ficou uma vez mais traduzido nas quantidades de ingredientes que foram consumidos na confeção das bolas e bolos. Ao todo: 500 quilos de farinha, 80 quilos de bacalhau e 50 quilos de carne, a que se juntaram outros ingredientes necessários à produção daquelas iguarias com tradição ancestral na freguesia.
A produção é feita no local nos fornos existentes no parque ao longo dos dois dias da Feira, com a “imprescindível” colaboração das forneiras da freguesia.
Ao longo de todo o dia de domingo houve sempre pão, bolas e bolos a sair do forno e animação contínua com o Grupo Taboeira. Durante a tarde houve ainda vários momentos culturais, destacando-se a atuação do Rancho da Associação Cultural da Freguesia do Seixo da Beira. À noite a música esteve a cargo do Grupo de Concertinas Sons e Suadelas, de Arganil.
Tasquinhas, artesanato, exposições, música, insufláveis e muita animação caracterizam este certame, que recebe cada vez mais visitantes que procuram os sabores de outros tempos e momentos de convívio.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.