Feira Quinhentista encerra comemorações com Chave de Ouro

Folha do Centro - Feira Quinhentista encerra Comemorações com Chave de Ouro

Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos no Concelho de Tábua.

O mês de fevereiro marcou o início das comemorações dos 500 anos dos forais manuelinos no Concelho de Tábua que culminaram, no passado fim de semana, com a feira Quinhentista nos Paços do Concelho de Tábua.

Durante oito meses, os enviados de D. Manuel I, percorreram os nove lugares do Concelho, anunciando o outorgamento do Foral e a redação dos termos juntamente com os homens bons das localidades, nomeadamente, Ázere, Sinde, Covas, Tábua, Vila Nova de Oliveirinha, Candosa, Mouronho, Pinheiro de Coja e Midões, numa representação teatral ao cargo da Companhia de Teatro Viv’Arte.

Nos dias 12 e 13 de setembro os Paços do Concelho recebeu artífices, artesãos, mercadores, místicos, produtores e taberneiros, naquela que foi a I Feira Quinhentista do Concelho de Tábua. Destaque, ainda, para o cortejo que recebeu o enviado de El-rei e a sua comitiva, que se juntaram aos festejos e puderam assistir à atuação do Coro Polifónico Municipal de Tábua, trajado à época, bem como ao espetáculo de fogo. Sábado amanheceu soalheiro, convidando o povo a visitar a Feira e a assistir à atuação da Academia Artística do Município de Tábua. Durante a tarde, destaque para a presença dos cavaleiros do GEAC- Grupo Equestre de Ázere e Covelo e do Grupo de Cavaleiros do Alva (Meda de Mouros), tendo a população a oportunidade de andar a cavalo. Seguiu-se o cortejo e abertura das cerimónias com danças cristãs e exóticas e o torneio de armas com mostra de destreza, culminando com a Leitura Pública dos Forais e entrega das respetivas cartas de foral aos representantes de cada um dos nove lugares do Concelho. A noite terminou com o Lançamento do Livro “O Concelho de Tábua nos Forais Manuelinos”, do Dr. Fernando Pais, na Capela do Senhor dos Milagres.

A Câmara Municipal de Tábua salienta a importância da participação de todas as entidades que contribuíram para o sucesso da Feira Quinhentista, aproveitando para agradecer ao Rancho Regional e Folclórico de Candosa, ao Grupo Cultural da Freguesia de Midões, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, à Casa de Cultura e Recreio do Remouco e Povos Circunvizinhos, aos cavaleiros do GEAC- Grupo Equestre de Ázere e Covelo e do Grupo de Cavaleiros do Alva (Meda de Mouros), à COMECA – Comissão de Melhoramentos da Carapinha, à ACPMT – Associação Cultural e Popular das Marchas de Tábua, aos Escuteiros de Midões, ao Centro Social da Paróquia de Midões, ao Senhor José Fernandes, ao Senhor Carlos Alberto Oliveira, à Dona Maria Fátima Rosa, à Dona Idalina Andrade e a todos os participantes da Feira.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.