Férias Ativas 2016 na Biblioteca já iniciaram

Folha do Centro - Férias Ativas 2016 na Biblioteca já iniciaram

Tiveram início, esta segunda-feira, 13 de junho, as Férias Ativas 2016, o programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital dinamizado nas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital. O programa Férias Ativas 2016 pretende estimular o contacto direto das crianças com a realidade em que se inserem, nomeadamente nas suas vertentes: ambiental, cultural, desportiva e social bem como incutir nas crianças os valores de entreajuda e disponibilidade com os outros.

Dessa forma, até 29 de julho serão promovidas diversas iniciativas em diferentes áreas como a arqueologia e cultura; ambiente e floresta; desporto; património e várias oficinas temáticas como escrita criativa, expressão dramática, expressão plástica, Internet segura, entre outras; e ainda diversas visitas a espaços de interesse, como museus, BLC3 ou oficinas de artes e ofícios locais.

As Férias Ativas são dirigidas às crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos, residentes no concelho. Cada grupo de inscritos, até ao máximo de quinze, irá depois ter oportunidade de viver divertidas aventuras e ter novas experiências proporcionadas pelas diferentes atividades desenvolvidas ao longo das duas semanas para cada grupo participante.

Como vem sendo hábito, no final das várias quinzenas, acontecerá o encerramento das Férias Ativas 2016, que este ano terá como cenário a bela praia fluvial de Alvoco das Várzeas. O encontro está marcado para 29 de julho com a presença de todas as crianças participantes neste programa ocupacional de tempos livros do Município de Oliveira do Hospital.

A participação nas Férias Ativas 2016 é realizada mediante inscrição prévia nas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital que deve ser formalizada pelo representante legal do participante, durante o mês de junho, em impresso próprio disponível nas bibliotecas. Ao longo da duração deste programa, as crianças são acompanhadas por uma equipa pedagógica, constituída por uma Educadora de Infância e por Monitores/Animadores.

O arranque deste programa foi acompanhado pela vereadora da Educação e da Cultura, Graça Silva, que deu as boas vindas ao grupo participante nesta semana, e sublinhou a importância destas atividades que fomentam o espírito de grupo, a participação social e cívica e contribuem para o processo de educação não formal destas crianças.

As Férias Ativas 2016 têm como objetivos: proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, desportivo, cultural e lúdico, no período de férias escolares de verão; implementar respostas ao nível da ocupação saudável dos tempos livres das crianças; e proporcionar às famílias das crianças uma oferta de ocupação de tempos livres, através de um programa diverso e multidisciplinar.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.