“Férias Ativas” da Biblioteca Municipal ocupam tempos lúdicos das crianças

Folha do Centro - “Férias Ativas” da Biblioteca Municipal ocupam tempos lúdicos das crianças

Iniciaram, esta segunda-feira, as Férias Ativas 2015, o Programa Ocupacional dos Tempos Livres que o Município de Oliveira do Hospital promove durante o mês de julho.

As Férias Ativas desenrolam-se na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e são dirigidas às crianças em idade escolar, dos 6 aos 12 anos, visando a ocupação saudável de tempos livres constituindo um contributo inequívoco para a formação e desenvolvimento das crianças.

Este programa ocupacional pretende estimular o contacto direto dos mais novos com a realidade em que se inserem, nomeadamente nas vertentes ambiental, cultural, desportiva, recreativa e social e incutir nas crianças os valores de entreajuda e disponibilidade com os outros, atendendo a que o contacto experimental com algumas atividades profissionais potencia a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens.

No arranque das Férias Ativas 2015, o grupo de participantes visitou o quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, iniciativa que visou estimular o sentido cívico e humanitário de cada criança, incentivando-as para as atividades solidárias. Acompanhados por dois bombeiros, estes jovens alunos ficaram a conhecer as instalações e funcionamento do quartel bem como as diferentes viaturas que integram o seu parque automóvel, e a sua funcionalidade. Entusiasmados com a experiência, os mais pequenos mostraram-se bastante curiosos, colocando questões sobre diversas áreas, desde o socorro a vítimas à atuação nos incêndios ou outras ocorrências.

O início das Férias Ativas 2015 foi acompanhado pelo vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, e pela vereadora da Educação, Graça Silva que deram as boas vindas aos participantes e lhes desejaram boas atividades e boas aprendizagens que certamente vão obter durante este programa organizado de caráter educativo, desportivo, cultural e lúdico.

Durante os próximos dias, estes jovens alunos vão participar em várias oficinas de diferentes áreas – escrita criativa, ilustração, ciência, internet segura, culinária, encontros intergeracionais, expressão dramática, expressão plástica e sons criativos – e outras atividades relacionadas com o património, arqueologia, desporto, ambiente e floresta, dinamizadas pelo serviço educativo da Biblioteca Municipal e com a colaboração dos técnicos do Município das diferentes áreas. As Férias Ativas 2015 irão decorrer até ao final do mês, 31 de julho, proporcionando atividades diversas e multidisciplinares em cada uma das semanas.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.