Filme “o rio – parte 2″ de Luís Antero e Tiago Cerveira presente no Cine’Eco

o rio-parte 2_03

O filme “O Rio – Parte 2”, de Luís Antero e Tiago Cerveira, foi seleccionado para a 20ª edição do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente da Serra da Estrela, com estreia marcada para as 18:00 do próximo dia 16 de outubro, quinta feira.

Inserido no Panorama Regional da Competição Lusófona, é a segunda vez consecutiva que um trabalho artístico acerca do vale do rio Alvoco está presente neste importante festival de cinema ambiental.

Desta vez, a dupla de Oliveira do Hospital, aponta a câmara e o gravador para a dimensão territorial do vale do rio Alvoco.

A partir de Alvoco da Serra, “O Rio – Parte 2” percorre alguns quilómetros do vale do rio Alvoco, escutando atentamente o murmurar generoso das suas águas e as vivências de quem o sente quotidianamente, atento ao seu património material e imaterial.

Podem ver aqui o teaser do filme: http://vimeo.com/107102210

Sobre os autores:

Luís Antero é licenciado em Estudos Artísticos. Desenvolve desde 2008 um trabalho de  recolha do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com  base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites  www.luisantero.yolasite.com e www.sonsdealvoco.yolasite.com

É curador da netlabel Green Field Recordings, dedicada exclusivamente à edição online  de trabalhos sonoros com base em gravações sonoras de campo e do programa de rádio O Coleccionador de Sons (www.ocoleccionadordesons.yolasite.com), na Rádio Zero e Rádio Universidade de Coimbra, de 2009 a 2013.

É artista convidado e responsável pelas gravações do projecto Sons do Arco Ribeirinho Sul, na cidade do Barreiro, director artístico do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra e do Arquivo Sonoro das ruas do Arco e Arrabalde, na cidade de Viseu.

Tiago Cerveira, 24 anos, natural de Travanca de Lagos, uma aldeia da Beira Serra (Serra da Estrela). Licenciado em Comunicação Social. Realizou vários documentários  ambientais que figuraram na Selecção Oficial de festivais de cinema como Caminhos  do Cinema Português ou Cine Eco. Já colaborou com a RTP, Personna Non Grata Pictures, BenficaTV, RR v+, entre outros. Foi Director de Produção e Presidente da

Direcção da tvAAC (Televisão da Associação Académica de Coimbra). Em 2014 recebe  uma Menção Honrosa, nos prémios de Jornalismo Jornal do Fundão, com a Grande

Reportagem (TV) “Igual entre Iguais”. Em 2011 e 2012 foi elemento da Organização do Concurso Universitário de Design e Multimédia –BREVEMENTE http://www.brevemente.org/- que recebeu e premiou os melhores trabalhos académicos  da área vindos de todos os países de língua oficial portuguesa. Iniciou-se na fotografia  em 2010. Em 2013 cria o projecto de fotografia documental “O Meio e a Gente”. No  ano 2014 figura no top 20 do Concurso de Fotografia Digital “Palavras na Cidade”,  promovido pelo British Council Portugal, culminou numa exposição no Carpe Diem  Arte e Pesquisa. No curriculum conta com publicações em vários órgãos de  comunicação social. Actualmente é realizador e produtor na BKN-multimédia e  Repórter de Imagem na CentroTV. http://tcerveira.wordpress.com/author/tiagocerveira/

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.