Foto reportagem ALEXANDRE MARQUES – O Campeão do Mundo sobre rodas – por Tiago Cerveira

Folha do Centro - Foto reportagem ALEXANDRE MARQUES - O Campeão do Mundo sobre rodas - por Tiago Cerveira

Alexandre Marques2Alexandre Marques, nasceu a 2 de agosto de 1994. É natural de Oliveira do Hospital. Por influência do pai, que foi jogador de hóquei, começou a patinar aos 4 anos no Futebol Clube de Oliveira do Hospital, clube que o formou e onde alcançou os primeiros títulos.  “Xanoca”, como é conhecido no mundo do hóquei em patins, pertence a uma geração de ouro que passou pelo clube da cidade oliveirense, a mítica equipa de infantis que foi campeã nacional, em 2006. Já nos escalões anteriores, este grupo de miúdos, à época, dava nas vistas por conquistar os campeonatos regionais e por fazer frente aos “grandes” nos torneios em que participavam.

O título nacional de infantis foi o primeiro grande passo para o sucesso. Alexandre afirma ter sido “o mais importante da carreira, por ter sido o primeiro e por ter sido ao serviço do FC Oliveira do Hospital. Embora na altura, e com aquela idade, não tínhamos noção da dimensão de um título de campeão nacional”.  Dessa equipa, alguns anos mais tarde, concretamente em 2011, rumam quatro jovens oliveirenses para o Sport Lisboa e Benfica.  Alexandre reconhece que foi o ano mais difícil da sua vida. A adaptação à capital e a distância da família e amigos “foi muito duro” para o adolescente Xanoca. Esse esforço foi compensado, no primeiro ano de águia ao peito sagrou-se campeão nacional. As mudanças de cidade, de escola e de equipa não se refletiram no rendimento desportivo de Alexandre Marques. Na época seguinte sagrou-se BiCampeão Nacional pelo SL Benfica e aqui se afirmava enquanto atleta.

Em 2013, o oliveirense Xanoca foi um dos dez jogadores portugueses sub 20, selecionados para ir à Colômbia disputar o Campeonato do Mundo desse escalão. E trouxeram o caneco para Portugal. É o maior feito desportivo alguma vez alcançado por um oliveirense. Xanoca ainda hoje não consegue descrever o que sentiu no momento da consagração. É um sonho de criança tornado realidade que enche de orgulho aqueles que sempre apoiaram e continuam a apoiar este menino de ouro.

Alexandre Marques1No passado mês de Março foi a Itália, mais uma vez pela Seleção Nacional, conquistar a Taça Latina. Mais um grande feito para este jovem de apenas 21 anos.

Atualmente é jogador do SL Benfica, emprestado à equipa sénior de Turquel que disputa o campeonato nacional da 1ª divisão. Diz estar muito feliz na aldeia do hóquei e vê com bons olhos a possibilidade de fazer mais uma época no clube. Pretende continuar a trabalhar como tem feito até aqui para alcançar mais títulos nacionais e internacionais. Sempre que pode vem à sua cidade natal, é aqui que se encontram os seus amigos e a família. É aqui que se sente bem. À pergunta: qual é o teu clube de coração? Respondeu que sempre foi benfiquista, mas que agora também divide o coração com o Turquel, mas antes e acima de tudo é do FC Oliveira do Hospital.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.