Grupo de Cantares da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital estreou-se na cidade

Folha do Centro - Grupo de Cantares da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital estreou-se na cidade

O Grupo de Cantares da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital deu o primeiro concerto em nome próprio na sua cidade, num serão cheio de emoções que encheu o auditório da Casa da Cultura César de Oliveira.

O grupo já se tinha apresentado, durante o mês de maio, no 9.º encontro de universidades sénior dinamizadas por clubes Rotary, que decorreu em Peso da Régua, e numa breve aparição na cerimónia que assinalou o centenário do nascimento de João Villaret, organizada pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Mas esta foi a primeira vez que assumiu um espectáculo por inteiro. Clássicos do cancioneiro português como “Oliveira da Serra”, “Alecrim” ou “Pastora da Serra” integraram um programa que também contou com uma interpretação de “Procissão”, de António Lopes Ribeiro, e foi complementado com leitura de poesias assegurada por José Vieira e Lucinda Brito.

Composto por cerca 33 elementos, o Grupo de Cantares é uma das ofertas curriculares da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital, tendo iniciado a sua atividade em março deste ano. Ensaiado pela professora Marta Resende, resultou, neste primeiro ano, de uma parceria estabelecida com a Escola Superior de Educação de Coimbra, que acompanhou o desenvolvimento do projeto.

A Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital teve, no seu segundo ano de funcionamento, 112 alunos inscritos, os quais tiveram acesso a 16 áreas de formação diferentes, asseguradas por 16 professores voluntários. As aulas decorreram de segunda a sexta-feira, maioritariamente da parte da tarde, funcionando em locais como a Casa da Cultura César Oliveira, EPTOLIVA, pavilhão municipal e piscinas municipais.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.