ICNF realizou projeto piloto de estabilização dos solos em Oliveira do Hospital

Estabilização solos

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) promoveu a realização de uma iniciativa piloto de estabilização dos solos, numa encosta ardida na União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Numa primeira fase, os trabalhos que decorreram de 27 a 29 de novembro, beneficiaram uma área de cinco hectares junto às Quintas de S. Pedro, em Penalva de Alva, tendo em vista a estabilização dos solos no sentido de evitar a erosão e o perigo de derrocadas. No terreno estiveram equipas dos GIPS da GNR, da Força Especial de Bombeiros, sapadores e a equipa da Proteção Civil Municipal.

Teresa Dias, vereadora do Município de Oliveira do Hospital responsável pelas florestas, explicou à Rádio Boa Nova que a estabilização “é feita em zonas de encosta para segurar taludes e estradas e proteger as habitações”.  “São colocadas barreiras de troncos ancorados por árvores ardidas ou estacas”, adiantou a responsável, referindo que os trabalhos envolveram também a colocação de “material estilhado para ajudar a estabilizar o solo para que as chuvas não arrastem os solos”.

Numa altura em que a chuva é tão necessária, Teresa Dias nota que “o pior que pode acontecer é a ocorrência de chuvas intensas que tendem a arrastar o solo e as pedras”. “As derrocadas poderão acontecer e o perigo é maior. É necessária esta estabilização de emergência”, referiu.

O forte incêndio de 15 de outubro devastou cerca de 96 por cento da área florestal do concelho.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.